Uma parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o MIR (Ministério da Igualdade Racial) disponibiliza bolsas de estudo na Universidade Agostinho Neto, na cidade de Luanda, capital da Angola. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro.
São ofertadas 50 vagas, para atividades de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil. Trata-se de uma oportunidade relacionada ao Programa Caminhos Amefricanos.
Quem pode participar
O programa é voltado para estudantes que se identificam como pretos, pardos ou quilombolas, e que estejam matriculados a partir do 5º semestre em cursos de licenciatura de instituições de ensino superior públicas.
Podem participar brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com carteira nacional de registro migratório, devendo apresentar a autorização de residência permanente no Brasil.
Além disso, é preciso residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção, e não ter recebido bolsa ou benefício, no Brasil ou no exterior, para a mesma modalidade nos últimos dois anos.Play Video
Na universidade angolana, os participantes realizarão estudos de curta duração com participação em evento científico, além de visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus.
Como fazer a inscrição
As inscrições devem ser feitas no sistema de inscrições da Capes, por meio do formulário de inscrição on-line e da apresentação dos documentos solicitados no edital.