Lorena Lira/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizou nesta segunda-feira, 23, uma série de ações de conscientização em alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A programação incluiu uma blitz educativa no Posto Du Figueiredo, em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, com o lema Vamos caminhar juntos por um futuro livre de exploração e violência.
A iniciativa faz parte do projeto SecMulher na Luta Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças e tem como objetivo sensibilizar a população, alertando sobre a gravidade desses crimes e reforçando a importância de políticas públicas eficazes, do fortalecimento da rede de proteção e do apoio direto às vítimas.
“O enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e crianças só é possível com união de esforços entre governo, municípios, instituições e sociedade civil. Precisamos estar vigilantes e comprometidos com a defesa da vida, da dignidade e da segurança de todas”, afirmou a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SecMulher, Thays Ferreira.
Para a secretária executiva Warner Pires, cada ação realizada é um passo concreto. “Cada blitz, cada conversa com a comunidade e cada parceria firmada contribui diretamente para proteger mulheres e crianças. Nosso objetivo é tornar visível o que muitas vezes acontece às sombras, garantindo amparo e mobilizando a sociedade para prevenir e combater esses crimes”, enfatizou a secretária executiva.
Durante a blitz, a secretária municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano de Porto Nacional, Thayse Ribeiro, destacou a importância do engajamento local. “Estamos unidos com a SecMulher e demais órgãos parceiros para levar informação, orientação e apoio às famílias. O envolvimento da população é fundamental para que a mensagem de prevenção e proteção chegue a todos os cantos do município”, finalizou.
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano de Porto Nacional, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Associação das Mulheres de Luzimangues (Amluz), e lideranças locais.
Além disso, os municípios de Cariri, Barra do Ouro, Caseara, Couto Magalhães, Araguaína, Fortaleza do Tabocão, Juarina, Barrolândia, Nova Olinda, Paraíso, Porto Nacional, Palmeirante, Almas, Tupirama, Pugmil, Carmolândia, Presidente Kennedy, Miranorte, Dianópolis, Rio do Sono, Colinas e Axixá também aderiram à campanha e desenvolveram ações de conscientização e prevenção em suas respectivas localidades.