O cultivo da batata-doce é fácil até para quem não tem muita experiência e pode ser realizada na terra ou na água, a depender do objetivo. Abaixo, veja o passo a passo para as duas opções e quais cuidados são necessários.
Para iniciar a produção é preciso definir a forma de plantio: a batata-doce brotada, os brotos destacados ou as ramas. Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a técnica mais recomendada é a última, que consiste na utilização de estacas retiradas de plantas adultas e saudáveis, porque oferece os melhores resultados.
Como plantar batata-doce?
- Prepare o solo: escolha um local com terra leve, fértil, bem drenada e com boa aeração. Isso ajuda a produzir raízes mais uniformes e bonitas.
- Selecione as ramas: retire 1 ou 2 pedaços de rama de 20 a 30 cm a partir da ponta de plantas com até 90 dias de cultivo. Dê preferência às pontas, pois são mais vigorosas.
- Corte as ramas com antecedência: corte as ramas no dia anterior ao plantio para que murchem levemente, o que facilita o enraizamento.
- Umedeça o solo: no momento do plantio, o solo deve estar úmido para favorecer o crescimento das mudas.
- Plante com uma bengala: use uma bengala em formato de “U” invertido para ajudar a enterrar de 3 a 4 nós da rama. Deixe a ponteira com as folhas para fora da terra.
Como plantar batata-doce na água?
Sim, desde que o seu o objetivo seja utilizá-la na decoração ou produzir mudas para depois transplantar no solo. Esse método é simples, ideal para quem quer iniciar o cultivo em casa ou tem pouco espaço, mas lembre-se: ele não é indicado para formar raízes comestíveis. Para colher a batata-doce, será preciso transplantar as ramas para a terra.
- Coloque a batata na água: use um copo ou pote de vidro e prefira uma batata sem partes murchas ou mofadas;
- Espete palitos ao redor da hortaliça para que metade dela fique submersa e metade para fora da água, deixando apenas a base submersa.
- Deixe-a em local iluminado (sem sol direto): posicione o recipiente perto de uma janela com luz natural. Em alguns dias, surgirão raízes e brotos (ramas).
- Troque a água regularmente: a frequência ideal é a cada 2–3 dias para evitar o apodrecimento.
- Espere as ramas crescerem: quando os brotos atingirem cerca de 20 a 30 cm, podem ser cortados e usados como mudas.
- Transplante para o solo: plante os brotos em terra fértil e úmida, como no passo a passo anterior.
Quanto tempo leva um pé de batata-doce para produzir?
Em média, é possível colher entre 120 a 150 dias após o plantio, mas o período depende da variedade escolhida e também das condições climáticas. A colheita deve ser feita com a terra seca e quando as raízes atingirem o tamanho desejado. Se a área cultivada for pequena, a extração deve ser manual, pois diminui o risco de danificar a batata.
Quando plantar batata-doce?
A resposta depende da região em que o tubérculo será cultivado. A orientação é seguir o calendário agrícola para ter sucesso no processo do plantio até a colheita. Conforme a Embrapa, a batata-doce se desenvolve bem em áreas com temperaturas mais elevadas porque o frio reduz a produtividade e aumenta o ciclo.
- Sul: outubro a dezembro;
- Sudeste: outubro a dezembro;
- Nordeste: o ano todo;
- Centro-Oeste: outubro a dezembro;
- Norte: o ano todo.
Benefícios da batata-doce
Consumida cozida, assada ou na forma frita, a batata-doce é versátil na culinária e também usada na fabricação de álcool, farinha (amido), pães e doces.
A polpa da raiz tuberosa, segundo a Embrapa, possui em sua composição carboidratos, betacaroteno e vitaminas C, do complexo B e E, além de minerais, como potássio, cálcio e ferro. Caso a variedade tenha a cor roxa no interior, o destaque fica por conta da antocianina, pigmento antioxidante.