A divisão agrícola da Basf levantou R$ 800 milhões na terceira rodada de captação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). Os recursos serão usados para financiar a venda de insumos aos clientes, como distribuidores, cooperativas e produtores rurais.
O FIDC, gerido pela Opea, é chamado de Opea Agro Insumos. Desde que foi lançado, em 2022, a Basf tem feito uma operação por ano. O volume captado desta vez é 93% superior ao emitido no primeiro ano e 55% superior ao do segundo ano.
“A evolução do valor acompanhou a boa absorção dos investidores no mercado de capitais e o crescimento da empresa como criadora de soluções para agricultura”, disse Patricia Honda, gerente de operações comerciais da Basf, ao Valor.
Antes de captar com o fundo, a Basf emitia com a Opea certificados de recebíveis do agronegócio (CRA). No total, foram cinco emissões desse tipo de papel até 2022.
Na estrutura do FIDC, a empresa não emite uma dívida, mas cede recebíveis (no caso da Basf, da venda de insumos agrícolas) e antecipa os recursos. “A vantagem é que com o FIDC há mais flexibilidade para a empresa do que com o CRA. A empresa consegue aumentar ano a ano o valor da captação. No CRA, seria necessário novas emissões. Isso torna o FIDC, de certa forma, mais barato”, explica Renato Barros Frascino, responsável pela área de agronegócio da Opea.
“Os FIDCs abrangem diversos setores, permitindo que companhias de diferentes áreas possam acessar o mercado financeiro de forma estruturada. Com uma governança robusta e regras claras, oferecemos segurança tanto para as empresas que precisam de crédito quanto para os investidores, que são bem resguardados”, disse Flávia Palácios, presidente da Opea.
O fundo da Basf é o maior gerido pela Opea. Desde a fundação da gestora, em 2022, foram emitidos mais de R$ 4,3 bilhões em operações. Até o final do primeiro semestre de 2025, a casa planeja lançar mais quatro novos fundos com foco no agronegócio.
A Vórtx é administradora e custodiante do fundo e o Itaú BBA foi o coordenador líder da operação.