A cidade de Barueri, que faz parte da Grande São Paulo, registrou um tremor de terra na tarde desta segunda-feira (29). As informações são da Defesa Civil do Estado.
O abalo foi de magnitude 2.4, segundo dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
O tremor também foi sentido em pontos no bairro de Pinheiros, na capital paulista, e nas cidades de Santana de Parnaíba, Osasco e Carapicuíba.
As causas do tremor não foram definidas, apesar de os especialistas indicarem se tratar de um sismo natural.
No entanto, segundo a Defesa Civil, o abalo também pode ter sido provocado por atividades de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região.
A Rede Sismográfica Brasileira também emitiu um comunicado. Veja abaixo:
Registramos um pequeno tremor hoje na região de Barueri/Santana de Parnaíba/SP, às 13h41 no horário local, com magnitude 2.4. Não podemos descartar ainda a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região, mas o registro indica mesmo se tratar de um sismo natural.
Os tremores naturais, em sua grande maioria, se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas.
Eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem todas as semanas em alguma parte do Brasil e a maioria deles não é sentido pelas pessoas. No caso deste tremor de hoje que foi sentido, apesar do desconforto causado nas pessoas, é muito pouco provável que um tremor dessa magnitude venha a ocasionar problemas maiores.
Tremor anterior
Em 18 de julho, moradores da cidade de São Paulo relataram nas redes sociais que sentiram tremores de terra à noite. A Defesa Civil, através do Centro de Sismologia da USP, disse que o tremor teve relação direta com um terremoto no Chile, de 7.3, que teve 100 quilômetros de profundidade.
Comentários sobre este post