Uma balsa que estava sendo utilizada para extração de minérios, inclusive ouro, foi encontrada no Rio Santa Teresa em Jaú do Tocantins. A embarcação foi vista durante uma patrulha do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em apoio ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Não havia pessoas na balsa no momento em que ela foi encontrada, mas o BPMA encontrou os materiais que supostamente eram utilizados para a mineração.
Segundo o Naturatins, há denúncias que associam os casos de mortandade de peixes na região com a prática de extração mineral ilegal no rio Santa Tereza. As equipes da fiscalização e inspeção ambiental coletaram análises para identificar qual seria a causa dessas mortes.
Foram apreendidos um motor Mercedes Benz, arco de zinco de aproximadamente 5 metros de comprimento bomba de sucção e várias ferramentas. Os materiais foram apreendidos pelo Naturatins. A balsa e os materiais acoplados foram levados para a prefeitura de Talismã.
Outro caso de garimpo ilegal
Nesta quarta-feira (8), nove pessoas foram multadas em R$ 110 mil e tiveram uma embarcação queimada por suspeita de garimpo ilegal, nos rios Peixe e Manoel Alves em Natividade.
Conforme o BPMA, foram encontradas duas embarcações sem licenciamento ambiental minerando ouro.
Polícia Militar Ambiental desmonta garimpo ilegal em rios de Natividade
A balsa, contendo draga de sucção, compressor, motor de Scania e outros equipamentos que não poderiam ser retirados, foi queimada. (Veja vídeo acima)
Segundo o BPMA, a prática é prevista em lei e tem como objetivo prevenir a ocorrência de novas infrações e resguardar a recuperação ambiental.
Comentários sobre este post