A Polícia Militar Ambiental auxiliou na última quinta-feira (17) o resgate de uma baleia jubarte, que estava presa em uma rede de pesca ilegal, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
O Instituto Argonauta, que é uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), e atua na preservação costeira, solicitou o apoio dos agentes após identificarem a presença de uma rede de pesca irregular em um ponto do mar.
Segundo o instituto, a baleia havia sido encontrada emalhada no local momentos antes, mas foi libertada pela própria equipe.
Em um vídeo divulgado pela corporação, é possível ver o momento do resgate.
No local, os agentes encontraram a rede abandonada, sem identificação do proprietário, além estar com boias circulares e chumbo, que auxiliam no momento da pescaria.
Ao todo, o material tinha 1.280 metros de comprimento, 2 metros de altura, com malhas de 70 e 110 milímetros.
Entretanto, por não conter plaqueta com número do Registro Geral de Pesca, e medir mais do que o permitido pelas normas locais, a rede foi considerada ilegal e retirada da água.
Durante a retirada da rede, os policiais encontraram alguns peixes em estado de decomposição, que foram descartados no mar.
Após a apreensão, o material foi levado para uma delegacia e está sob custódia na base do 2º Pelotão Marítimo.