O Balé Popular do Tocantins conquistou o terceiro lugar no 41º Festival de Dança de Joinville, que ocorreu entre os dias 15 e 27 de julho, em Santa Catarina. Com a coreografia “Me leva”, do professor e coreógrafo Maicon Cardoso, 11 bailarinos subiram ao palco levando o ritmo popular carimbó. O Balé Popular é fomentado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação.
A inspiração do nome da coreografia baseia-se no balançar das saias utilizadas pelas artistas na dança. A competição ocorreu no “Palco da Sapatilha”, onde o gênero musical foi danças populares brasileiras.
Este foi o primeiro grupo de dança do Tocantins a ser premiado num festival internacional. Maicon comenta sobre a importância da conquista. “É minha primeira vez como coreógrafo e conseguir o prêmio é uma grande emoção. É um grande passo levar o nome do Balé Popular do Tocantins para o mundo e voltar premiado, além de poder compartilhar nosso conhecimento e nossa cultura. Para mim, na condição de professor, isso é grandioso”, destacou.
O professor ainda comenta que, para o Tocantins, esta conquista causará um impacto de confiança e encorajará outros grupos tocantinenses. “No Tocantins há muitos profissionais bons e esse prêmio pode ser uma porta que se abre para novos participantes”, concluiu Maicon Cardoso.
Balé Popular do Tocantins
O Balé Popular é um programa desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que proporciona aulas gratuitas nas modalidades de balé clássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas. O projeto de dança foi criado em 2013 e tem o objetivo de valorizar o talento dos estudantes tocantinenses.
As atividades desenvolvidas pelo Balé Popular ajudam os estudantes a reforçarem os valores como a responsabilidade, postura, cooperação, disciplina e comunicação.
Comentários sobre este post