Em busca de contratações pontuais nesta segunda janela transferências, o Bahia esteve perto de acertar a contratação de Robert Renan, zagueiro brasileiro de 21 anos que pertence ao Zenit, da Rússia, e que tem passagem pelas seleções de base e principal.
O ge apurou que o Bahia tinha um acerto pelo atleta e estava em fase de trocas de documentos com o clube russo, mas Robert Renan, que já tinha topado defender o Esquadrão, decidiu, na última hora, aguardar possíveis propostas do futebol europeu antes de fechar com o Esquadrão.
A concorrência da Europa é um entrave para o Bahia, que tenta se reforçar para a zaga após perder Kanu, em recuperação de lesão e sem previsão de retorno.
Natural de Brasília, Robert Renan Alves Barbosa é canhoto e também pode atuar como lateral-esquerdo.
O jovem de 1,86m de altura iniciou sua trajetória nas categorias de base do Novorizontino, time do interior de SP, e depois se transferiu para São Paulo para jogar no time sub-17 do Corinthians. No Timão, o zagueiro se tornou uma das promessas mais badaladas, subindo para o time principal em 2022. Na época, ele fez 13 partidas oficiais e marcou um gol.
O zagueiro foi vendido ao Zenit no início de 2023, em ano que disputou 17 jogos pelo clube russo. Em 2024, Robert Renan jogou por empréstimo no Internacional (disputou 31 jogos e deu duas assistências) e depois foi cedido ao Al-Shabab, da Arábia Saudita (fez 35 partidas, com quatro passes para gol).
Robert Renan tem histórico de convocações na base. Em junho de 2023, o defensor foi chamado por Ramon Menezes para substituir Nino na Seleção principal nos amistosos com Guiné e Senegal, mas não foi utilizado.