O Bahia confirmou, nessa segunda-feira (13), o empréstimo do atacante Rafael Ratão, de 29 anos, ao Cerezo Osaka, do Japão. O jogador foi emprestado por uma temporada, com opção de compra ao fim do vínculo.
Conforme revelou a Itatiaia na última sexta (10), Ratão sequer viajou com o elenco do Esquadrão para Girona, cidade espanhola na qual o time profissional fará a pré-temporada de 2025.
Essa não será a primeira experiência de Ratão no futebol do exterior. O atacante acumula, ao longo da carreira, passagens por clubes como Albirex Niigata, do Japão Chungju Hummel, da Coreia do Sul, Zorya, da Ucrânia, Slovan Bratislava, da Eslováquia, e Toulouse, da França.
No Brasil, o atacante defendeu Ponte Preta, Penapolense-SP, Boa Esporte-MG, Guaratinguetá-SP, Náutico, Atlético Tubarão-SC, Luverdense-MS, Novorizontino-SP e Oeste-SP. Ele chegou ao Bahia em 2023 e, no total, marcou 10 gols e deu quatro assistências em 54 partidas.Play Video
Bahia no mercado
A saída de Ratão é a sexta do Bahia em relação ao elenco do ano passado. Também já deixaram o clube o zagueiro Victor Cuesta, o lateral-direito Cicinho, o goleiro Adriel e os meias Carlos de Pena e Thaciano.
Ao mesmo tempo, o Esquadrão já anunciou a chegada de quatro reforços: os meias Erick, Michel Araújo e Rodrigo Nestor, e o atacante Erick Pulga. O Grupo City, dono da SAF Tricolor, negocia a vinda do atacante Willian José, do Spartak Moscou.