A produtora de azeites Estância das Oliveiras conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mario Solinas Quality Award, um dos maiores prêmios internacionais de azeite. A premiação é a única organizada oficialmente pelo COI (Comitê Oleícola Internacional) órgão internacional oficial que normatiza a atividade de olivicultura no mundo.
As chuvas no Rio Grande do Sul quase impediram a participação no prêmio pelas dificuldades logísticas impostas pela interdição dos aeroportos. “Para enviarmos os azeites para os prêmios tivemos que viajar 1.000 quilômetros para o despacho via aeroporto de Florianópolis, pois o aeroporto de Porto Alegre segue interditado”, disse Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras.
Foi a primeira vez que a marca participou desta premiação, pois normalmente este concurso ocorre em fevereiro, mês que as oliveiras no Sul estão iniciando a colheita das azeitonas.
Neste ano, a premiação ocorreu no final de setembro e a Estância das Oliveiras conquistou o primeiro lugar com seu azeite de maior produção, o Blend Exclusivo, azeite produzido com as azeitonas espanholas Arbequina e Arbosana, além da azeitona grega Koroneiki, cultivados na cidade de Viamão, a 28 quilômetros de Porto Alegre.
Em fevereiro de 2024 o EVOO World Ranking (Ranking Mundial de Azeites) divulgou as marcas mundiais mais premiadas no ano, e a Estância das Oliveiras foi a 9ª mais premiada mundialmente. Foi a primeira brasileira entre os dez primeiros colocados da premiação.
“Estamos emocionados com este grande reconhecimento que trouxemos para o Brasil e o Rio Grande do Sul. Vivemos momentos muito difíceis no nosso Estado e trazer tantos reconhecimentos neste momento é um tributo a resiliência dos gaúchos e ao acolhimento que todo o Brasil dedicou ao nosso Estado”, contou Lucídio Goelzer.