Um avião da companhia aérea Azul quase bateu com uma aeronave da Air France na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, momentos antes da decolagem dos dois veículos, na noite da última quarta-feira (6). Não houve registro de feridos.
Segundo a Air France, a tripulação do voo AF459, com destino para Paris, em Charles de Gaulle, precisou interromper o taxiamento por conta da proximidade com a outra aeronave.
“Uma ação coordenada entre as tripulações, o controle de tráfego aéreo e os serviços de solo do aeroporto permitiu o recuo da outra aeronave, possibilitando que o voo AF459 retomasse o taxiamento e decolasse normalmente”, concluiu a empresa.
Em nota, a Azul afirmou que a aeronave da companhia, com destino para Confins, em Minas Gerais, precisou ser reposicionada na pista, e, em seguida, foi reabastecida antes da decolagem.
“Não houve qualquer dano ou avaria no equipamento durante as manobras. O voo decolou normalmente e em total segurança para seu destino”, completou a companhia aérea.
O caso foi registrado durante uma transmissão ao vivo feita pelo canal do Youtube “SBGR LIVE”. Na gravação, é possível escutar (a partir de 09:01:53) o pedido para a aeronave da Air France parar: “Air France, stop”.
Momentos depois, a torre de controle pergunta ao piloto da Azul se o avião da Air France teria condições de passar na frente da aeronave de forma segura. O piloto nega e afirma: “A asa está aqui em cima da cabine”.
Na sequência, o controlador de tráfego avisa que seria necessário um veículo do aeroporto ir ao local para verificar a situação das aeronaves.
Em nota, a NAV Brasil, empresa responsável pelo controle do tráfego aéreo no aeroporto, afirmou que a aeronave da Azul, durante o taxi para a pista, transmitiu mensagem à torre de controle em razão da excessiva proximidade com o avião da Air France.
A empresa afirmou que, após o acionamento das equipes de solo do aeroporto, a tripulação da aeronave da Azul pediu para retornar o avião ao estacionamento para reabastecer. O veículo foi rebocado e levado ao pátio do local.
Segundo a NAV, já a aeronave da Air France não apresentou demanda por retorno, e decolou. “Ressalta-se que, a ocorrência se deu durante o taxi das aeronaves, quando as velocidades envolvidas são muito baixas, e que a ocorrência em nada afetou as operações no aeroporto, que permaneceram regulares”, completou a empresa.