Próximo de completar uma semana do acidente aéreo envolvendo um Citation 525, em Ubatuba, no litoral de São Paulo, novas imagens mostram a tentativa de pouso da aeronave na manhã da última quinta-feira (9).
O vídeo foi feito pelo economista Rogério Prado Chaves, que estava na calçada próximo ao final da pista, de frente para a aeronave.
Nas imagens é possível ver a aproximação da aeronave e o contato do avião com a pista, até ultrapassar o limite e explodir próximo ao mar. O acidente resultou na morte do piloto, Paulo Sérgio Seguetto, e deixou outras sete pessoas feridas.
Sob condição de anonimato, a CNN ouviu três pilotos experientes – dois deles já realizaram pousos e decolagens na pista do aeroporto de Ubatuba – para entender, com base nos novos registros, o que pode ter acontecido.
Clima, pista e velocidade
Os especialistas avaliaram três fatores que podem ter sido determinantes para o acidente: as condições meteorológicas, a pista e a velocidade da aeronave para o pouso.Play Video
Para os pilotos, as novas imagens dificultam uma avaliação mais precisa por não mostrar onde, exatamente, o avião tocou a pista. Essa informação é relevante, uma vez que o contato da aeronave com o solo é determinante para os fatos que se seguem.
“Alguns pilotos tentam, erradamente, aproximar com um ângulo mais baixo para tentar tocar rápido mas acabam causando um efeito de flutuação. Ou seja, a aeronave continua voando e não toca no solo, quando toca, sobra pouca pista para parar”, analisou um dos especialistas.
A recomendação é que a aproximação seja feita pela cabeceira 27, com a aeronave vindo do mar em direção a serra. O Citation 525 optou por fazer a aproximação pela cabeceira 9, vindo da serra em direção ao mar.
Neste caso, o vento tem papel importante, uma vez que no aeroporto não há permissão para operar por instrumentos, apenas em condições visuais.
É justamente a condição do tempo que faz os profissionais acreditarem que o piloto entendeu que as condições favoráveis eram se aproximando pela cabeceira 9, uma vez que não havia informações precisas sobre o vento.
Um dos profissionais explicou à CNN que o vento de proa – parte da frente da aeronave – diminui a distância de pouso, enquanto o vento de cauda aumenta.
De forma objetiva, o vento de cauda pode fazer com que a aeronave utilize mais pista do que o vento de proa.
Na avaliação dos pilotos, o novo vídeo mostra a aeronave com uma velocidade alta na parte final da pista.
Um dos especialistas apontou que pelas imagens não fica visível se foram utilizados os “flaps” para o pouso. “Flaps” são superfícies articuladas, localizadas na parte posterior das asas de um avião, que ajudam a aeronave a perder velocidade. “Todo pouso utiliza flaps”, afirmou.
Com base na filmagem, um dos pilotos disse ter a impressão de que houve uma tentativa tardia de arremeter, até com a percepção de que os motores teriam sido acelerados. “No final do vídeo, a alta velocidade é perceptível, justamente, porque o ângulo passa para a lateral. Ali, sim, me transmite a sensação de uma arremetida”, disse.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), será responsável pela investigação do acidente.
O acidente
O avião decolou por volta das 9h do aeroporto de Mineiros, no interior de Goiás. O município fica localizado a cerca de 425 quilômetros de Goiânia e próximo às divisas do estado com o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A aeronave, prefixo PR-GFS, tinha capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante e sete passageiros. O avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo. A bordo, no momento do acidente, estavam os empresários Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e os dois filhos do casal, além do piloto.
Segundo a Rede VOA, concessionária responsável pelo aeroporto de Ubatuba, no momento do acidente, as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.
“Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança”, informou.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que a aeronave saiu da pista e explodiu, assim que entrou no mar.