O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) , passou pela auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entre os dias 31 de julho e 8 de agosto. Nesta sexta-feira,9, os trabalhos foram finalizados com uma reunião avaliativa sobre a qualidade do Serviço Veterinário Oficial (SVO), que teve a participação dos auditores e da equipe técnica da Agência. Dentro de 30 dias será enviado um relatório preliminar com os apontamentos e prazos para a defesa que visam melhorias para evolução do setor.
Durante a auditoria, que foi realizada de forma virtual e presencial, os técnicos fizeram questionamentos sobre a legislação, capacitação, recursos humanos, físicos e financeiros, metodologia de trabalho, engajamento da cadeia produtiva, entre outros. Na reunião, os auditores indicaram as oportunidades do Tocantins dando destaque para o reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação; capacitação técnica; reconhecimento internacional de livre da Peste Suína Clássica (PSC) e os altos índices de vacinação contra a brucelose.
“É notório como a atual gestão avançou em estrutura e serviços, além disso, tem um grande patrimônio que é um corpo técnico altamente capacitado”, avaliou o superintendente interino Federal da Agricultura-SFA/TO, Elso Polizeu Júnior, acrescentando ainda, que a Agência está em constante evolução com transparência e força, pois tem a responsabilidade de colaborar com a sanidade do País.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, relatou os investimentos realizados para cumprir as diretrizes do Mapa e atender as necessidades da defesa sanitária. “Estamos prontos para avançar ainda mais e dispostos a ajustar os apontamentos do relatório, que será enviado pela auditoria. Embora não saibamos o resultado, temos consciência do quanto o Governo do Estado trabalhou para chegarmos neste patamar, com 30 unidades reformadas e investimentos em estrutura física, de pessoal, do novo sistema de defesa agropecuária que está sendo implantado, entre outros”, afirmou.
Na avaliação serão apontadas as forças, as fraquezas, oportunidades e ameaças detectadas permitindo ao avaliado acatar e/ou apresentar as provas que visam melhorias para a evolução do Serviço Veterinário Oficial