sábado, 14 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Audiência da PEC 66 reúne prefeitos para debater alívio fiscal nos municípios

Ascom por Ascom
11/06/2025
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A Assembleia Legislativa do Tocantins sediou, nesta terça-feira (11), uma audiência pública promovida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, responsável pela análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023. A iniciativa, proposta pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos‑TO), contou com o apoio institucional e organização da própria ALETO, reunindo 36 prefeitos e prefeitas, parlamentares, autoridades da Receita Federal, deputados estaduais e representantes de entidades municipalistas.

A PEC 66/2023 propõe um regime especial de parcelamento dos débitos dos municípios com os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A proposta também estabelece novas regras para o teto de pagamento de precatórios, oferecendo aos entes municipais um fôlego fiscal necessário para a continuidade dos serviços públicos e a retomada da capacidade de investimento local.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula faz tour por Recife e Salvador neste sábado de Carnaval

14/02/2026
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Senado soma 46 pedidos para impeachment de ministros do STF em 4 anos

14/02/2026

“A PEC 66 é uma resposta concreta à dura realidade fiscal enfrentada pelos municípios. Ao propor esse regime especial de parcelamento e revisar o teto dos precatórios, queremos garantir justiça fiscal, responsabilidade e condições reais para que os gestores mantenham os serviços essenciais à população. E mais: vou defender no relatório que os recursos economizados com o parcelamento possam ser usados também para investimentos, e não apenas para despesas de custeio. Os municípios precisam voltar a crescer e investir”, afirmou o deputado Ricardo Ayres, membro da comissão especial e proponente da audiência.

Logo após a abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, destacou a importância de o Tocantins sediar o debate. “Receber esse debate aqui na nossa Casa mostra o compromisso do Congresso com os municípios. Tocantins se orgulha de ser palco dessa discussão, que pode mudar a realidade das nossas prefeituras”, disse.

O evento foi marcado por um debate técnico e plural, com destaque para a participação da Receita Federal do Brasil. O superintendente da 1ª Região Fiscal da RFB, Antonio Henrique Lindemberg, ressaltou a importância de buscar caminhos sustentáveis para os municípios. “A Receita Federal está aberta ao diálogo técnico e responsável. Estamos aqui para contribuir com dados, experiências e soluções que possam tornar essa PEC exequível e benéfica para o conjunto da federação”.

Já o auditor-fiscal da Receita Federal, Jordão Júnior, pontuou que a proposta pode melhorar a gestão orçamentária nas cidades. “O parcelamento proposto é uma ferramenta que busca conciliar responsabilidade fiscal com a viabilidade da gestão municipal. Os municípios precisam de previsibilidade e equilíbrio para cumprir suas obrigações”.

Em nome da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Rio dos Bois e diretor financeiro da entidade, Joel Rufino, reforçou o apoio dos gestores locais à proposta. “Os municípios vêm sendo sobrecarregados com obrigações previdenciárias e judiciais, sem o devido suporte. A PEC 66 traz uma esperança concreta de equilíbrio fiscal”, ponderou.

O secretário da Região Metropolitana de Palmas, Diogo Borges, também elogiou o conteúdo da proposta. “Essa PEC não trata apenas de números, mas de garantir que os prefeitos tenham fôlego para continuar prestando serviços essenciais à população. É um avanço necessário e urgente”, afirmou.

A audiência também contou com a presença dos deputados estaduais Professor Júnior Geo, Moisemar Marinho, Wiston Gomes, Eduardo do Dertins, Vanda Monteiro e Valdemar Júnior, que acompanharam as discussões e reforçaram o apoio ao municipalismo e ao debate técnico em torno da proposta.

Prefeitos presentes
Manoel Moura (Abreulândia), Elves Guimarães (Aliança do Tocantins), Neri (Almas), Robson Geraldo (Ananás), Deusimar Amorim (Aparecida do Rio Negro), Jarbas Ribeiro (Araguaçu), Max Barbosa (Araguanã), Ismael Brito (Babaçulândia), Lucilene Brito (Buriti do Tocantins), Sandrimar (Cachoeirinha), Foclides Silva (Centenário), Elio Santana (Chapada da Natividade), Flavio Silva (Divinópolis do Tocantins), Dida Moreira (Dueré), David Bento (Filadélfia), Israel Kawe (Formoso do Araguaia), Maria Parente (Goianorte), Manoel Soares (Goiatins), Fátima Nunes (Guaraí), Maria Costa (Itacajá), Keia Caponi (Itaporã do Tocantins), Leandro Barbosa (Miranorte), Enoque Cardoso (Nova Rosalândia), Padre Fernando (Pium), José Carlos (Ponte Alta do Bom Jesus), Kedson (Ponte Alta do Tocantins), Ângelo Mário (Pugmil), Joel Rufino (Rio dos Bois), Matheuzinho (Silvanópolis), Valdivino Morais (Sucupira), Paulo Ribeiro (Taguatinga), Maria Socorro (Taipas do Tocantins) e Ormando Alves (Tupirama).

Também participaram os vice-prefeitos: José Batista (Colinas do Tocantins), Andréia Lima (Itaporã do Tocantins) e Jurimar (Almas), além de representantes dos municípios de Praia Norte, Araguaína, Porto Nacional, Palmas e Filadélfia.

Anterior

Em Recursolândia, PM prende foragido da justiça condenado por roubo

Próximo

Naturatins participa de primeira audiência pública do projeto de revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão

Próximo
Audiência pública marca início de uma nova etapa no processo de atualização plano de manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão - Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins

Naturatins participa de primeira audiência pública do projeto de revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão

LEIA TAMBÉM

Palmas

Luciano Camargo se apresenta no 10º Palmas Capital da Fé neste domingo, 15

14/02/2026
Segurança

Polícia investiga trio por suspeita de gravar mulher pela janela e divulgar vídeo íntimo na internet

14/02/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas orienta foliões sobre redução de danos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval

14/02/2026
Palmas

Cursos de iniciação artística da Fundação Cultural de Palmas entram em recesso de carnaval neste sábado, 14

14/02/2026
Palmas

Mais de 120 metros de cabos de rede de iluminação são furtados em obra da Prefeitura de Palmas

14/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Palmas

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
Tocantins

Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

14/02/2026
Brasil

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026

14/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa e BRK discutem investimentos e tarifa social para mais de 400 mil pessoas

14/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura
  • Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14
  • Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Adolfo Bezerra de Menezes foi nomeado no DOE desta quinta-feira, 12 – Crédito: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Cantor católico, Juninho Cassimiro se apresenta na primeira noite do Capital da Fé - Divulgação

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.