A atriz Kimberly Williams-Paisley, 53, passou dois anos sem conseguir falar após sua voz desaparecer sem explicação no final de 2022.
Mais conhecida por seu papel no filme “O Pai da Noiva”, de 1991 – a história ganhou um remake lançado nos cinemas em 2022, com Adria Arjona –, Kimberly falou sobre os dois anos que foi forçada a ficar em silêncio e a busca pela cura em entrevista à revista People, no final de 2024.
“Eu me sentia presa no meu próprio corpo”, desabafou a atriz, que precisou recusar trabalhos enquanto não encontrava uma cura para sua condição. “Havia tanta vergonha envolvida. Eu me sentia invisível.”
Ela percebeu que havia algo errado durante um evento de arrecadação de doações contra o Alzheimer em novembro de 2022: “Coloquei o microfone na boca e não saiu nada. Foi assustador.”
A atriz até conseguia sussurrar, mas não podia falar em uma altura normal. Ao longo de um ano, ela tentou alguns tratamentos que não funcionaram, e chegou a acreditar que sua voz teria sumido para sempre. Foi apenas em 2024 que ela recebeu o diagnóstico correto: sua corda vocal esquerda estava parcialmente paralisada e, por isso, não encostava na corda vocal direita, possivelmente por conta de um vírus.
“Depois que recebi o diagnóstico, meu corpo pôde relaxar de uma maneira totalmente nova”, falou Kimberly à People. “A vergonha e a culpa se dissiparam. Foi, em grande parte, uma questão técnica, não algo que eu fiz de errado.”
Em agosto do ano passado, ela passou por uma cirurgia que moveu sua corda vocal esquerda para mais perto da direita e sua voz voltou logo após o procedimento.
“Sinto-me empoderada agora”, declarou. “Não quero deixar nada sem dizer. Nunca quero menosprezar minha voz, e quero ser corajosa ao usá-la.”