sábado, 15 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Entretenimento

Atores falam sobre visibilidade negra nas novelas da TV Globo: “Foi tarde”

Representatividade nas tramas da emissora atingiu, mas para muitos atores pretos, a mudança veio tarde

CNN por CNN
19/11/2024
em Entretenimento
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Atores comentam sobre protagonismo negro na TV Globo • Instagram / Cris Vianna / Juan Paiva / Gabz / Jessica Ellen

Atores comentam sobre protagonismo negro na TV Globo • Instagram / Cris Vianna / Juan Paiva / Gabz / Jessica Ellen

CompartilharCompartilhar

Pela primeira vez na história, todas as novelas da TV Globo têm protagonistas negras. As atrizes Gabz, 25, Jessica Ellen, 32, e Duda Santos, 23, representam um marco de visibilidade na dramaturgia brasileira, estrelando simultaneamente as produções “Mania de Você”, “Volta por Cima” e “Garota do Momento”.

O momento histórico, que coincide com o mês da Consciência Negra, marca a conquista de uma narrativa mais plural, mas também é visto por alguns artistas como um avanço que veio tarde, considerando que a população negra no Brasil já representa mais da metade da população, com 55,5% segundo o Censo do IBGE de 2022, e que a primeira novela da emissora foi transmitida há 73 anos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Divulgação/Prime Video

Roteirista revela nome de temido criminoso “cortado” de Tremembé

15/11/2025
Reprodução

Ângela Diniz: entenda a tese da legítima defesa da honra usada no caso

15/11/2025

Taís Araújo, que foi pioneira ao protagonizar a novela “Da Cor do Pecado” em 2004, comemorou o momento histórico nas redes sociais, celebrando que, 20 anos depois, três novelas da Globo têm protagonistas negras.

Ela compartilhou a felicidade de ver o avanço, destacando figuras como Ruth de Souza, Zezé Mota e Léa Garcia, que abriram caminho para as novas gerações, estariam orgulhosas ao ver Duda, Jéssica e Gabz “brilhando” na telinha, como reflexo de uma luta por mais representatividade.

“Hoje, se permite comemorar o momento e aplaudir a continuação dos sonhos das ancestrais. Suas sementes germinaram e os frutos estão em toda parte”, escreveu Taís, celebrando o legado de mulheres como elas.Play Video

Visão de artistas negros sobre o marco histórico

Em entrevista à CNN, alguns artistas questionaram o quão tarde esse avanço veio. Juan Paiva, 26, conhecido por seu papel como João Pedro em “Renascer”, afirmou que, embora seja importante que as oportunidades estejam surgindo, a mudança ainda está vindo tarde demais.

“Estamos evoluindo, sim, estamos dando um passo de cada vez […] Eu acho que a gente está tomando um espaço que já era nosso. Que bom que está acontecendo, mas eu acredito que é tarde, está sendo tarde, mas que bom que está acontecendo, estamos caminhando”, opinou o ator.

Cris Vianna, 47, que tem uma longa carreira na Globo e recentemente fez sucesso em “Família É Tudo”, também celebrou a conquista, mas com uma visão crítica. Ela enfatizou que a qualidade, beleza e talento sempre estiveram presentes na raça negra, e que essa vitória é fruto de uma luta de décadas.

“Essa vitória já vem de um grande caminho atrás. Estamos hoje celebrando uma conquista que já tem sido pedida há muitos anos”, disse ela à CNN, destacando que a luta por igualdade e representatividade precisa continuar.

Jessica Ellen, por sua vez, compartilhou sua própria trajetória de identificação com Taís Araújo, mencionando como, quando criança, ela se via nas novelas da atriz. Para ela, o aumento da representatividade é um reflexo de uma luta histórica que agora está sendo ampliada.

“A minha maior referência de atriz preta era a Taís Araújo. Eu assistia várias novelas dela. ‘Da Cor do Pecado’, na época dessa novela, meu apelido na escola virou Preta. Depois, ela fez ‘Cobras e Lagartos’, que o personagem dela era Ellen, que é o meu nome, então tem uma identificação direta. Ela era minha maior referência”, disse Jessica à reportagem.

“O discurso anterior era que não existiam atrizes negras. Na verdade, não existia oportunidade para a gente mostrar o nosso trabalho e estar à frente dos projetos. Então, acho que a gente está vivendo um momento muito positivo”, disse Jessica.

Gabz, que também se inspira em Taís Araújo, vê o atual protagonismo negro como um passo importante para as futuras gerações. Para ela, o fato de três mulheres negras estarem protagonizando novelas em horários de destaque é um sinal de que as coisas estão se movendo na direção certa.

“Ver mulheres negras ocupando esses espaços de protagonismo é um sinal de que estamos caminhando na direção certa. A mudança está acontecendo”, comentou.

Protagonismo negro na Globo

Embora a Globo tenha começado a dar mais visibilidade aos atores negros nas últimas décadas, a realidade do país, com 56% da população se declarando preta ou parda, nunca foi devidamente refletida nas telas.

Segundo estudos da UERJ, entre 1994 e 2014, apenas 10% dos personagens principais eram interpretados por atores negros. Mesmo nos anos 1990, grandes novelas como “Rei do Gado” (1996) não contavam com atores negros no elenco principal.

Em 2023, a presença de negros em papéis de protagonismo aumentou consideravelmente, com atores como Barbara Reis e Sheron Menezzes à frente de novelas como “Terra e Paixão” e “Vai na Fé”. Mas foi em 2024, com a estreia de “Garota do Momento”, “Volta por Cima” e “Mania de Você”, que o protagonismo negro atingiu o marco inédito.

Anterior

Ceará vence América-MG, entra no G4 da Série B e fica perto do acesso

Próximo

Mais de 148 mil famílias tocantinenses podem ter descontos na conta de energia; saiba como ser beneficiado

Próximo

Mais de 148 mil famílias tocantinenses podem ter descontos na conta de energia; saiba como ser beneficiado

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

CNA apresenta desafios e alerta produtores para mudanças com a reforma tributária

15/11/2025
Educação

Enem: como controlar as emoções e gerir o tempo na prova de exatas?

15/11/2025
Educação

Enem 2025: saiba quais são as provas do 2º dia do exame

15/11/2025
Economia

Mega-Sena: ganhador dos R$ 99 milhões fez aposta em tabacaria

15/11/2025
Economia

Mega-Sena: sortudo leva sozinho prêmio de R$ 99 milhões. Saiba de onde

15/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Paratleta de Araguaína é campeão mundial de jiu-jitsu nos Emirados Árabes Unidos com o apoio do Governo do Tocantins

15/11/2025
Segurança

PMTO: Cavalaria executa Operação Braço Forte em Taquaralto e garante ordem pública nas festividades de aniversário de Araguaína

15/11/2025
Segurança

PRF prende dois foragidos da justiça por roubo, falsa identidade e latrocínio no Tocantins

15/11/2025
Segurança

Polícia Civil prende homem investigado por praticar homicídio durante festa em Guaraí

15/11/2025
Agricultura e Pecuária

Embrapa e MBRF lançam selo Carne Baixo Carbono, que valoriza “boi China”

15/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Paratleta de Araguaína é campeão mundial de jiu-jitsu nos Emirados Árabes Unidos com o apoio do Governo do Tocantins
  • PMTO: Cavalaria executa Operação Braço Forte em Taquaralto e garante ordem pública nas festividades de aniversário de Araguaína
  • PRF prende dois foragidos da justiça por roubo, falsa identidade e latrocínio no Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Araguainense consagrou-se campeão mundial profissional de parajiu-jitsu - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Paratleta de Araguaína é campeão mundial de jiu-jitsu nos Emirados Árabes Unidos com o apoio do Governo do Tocantins

15/11/2025
Atuando em Taquaralto nesta terça-feira,11. - Foto: Ascom PMTO

PMTO: Cavalaria executa Operação Braço Forte em Taquaralto e garante ordem pública nas festividades de aniversário de Araguaína

15/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.