A Prefeitura divulgou nesta segunda-feira, 5, que a rede de Assistência Social de Palmas registrou em 2025 mais de 97 mil atendimentos nos serviços socioassistenciais ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
CADASTRO ÚNICO
Segundo o Paço, ao longo de 2025, os sete Cras do município atenderam 39.043 pessoas, por meio dos serviços da Proteção Social Básica (PSB), voltados à prevenção de riscos sociais e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além dos atendimentos relacionados ao Cadastro Único, que possibilitam o acesso a programas e benefícios sociais.
BENEFÍCIOS EVENTUAIS
No campo dos benefícios eventuais, foram ofertados em 2025, 7.115 auxílios, incluindo cestas básicas, auxílio funerário, Kits Natalidade, 55 Passagens terrestres , 12 Kits higiene (dentre outros, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
CRAS E CREAS
A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, destacou que todos esses atendimentos demonstram a importância dos Cras e dos Creas como portas de entrada e pilares fundamentais da rede de proteção social no município.
ATENDIMENTOS PARTICULARIZADOS
Ainda conforme o Paço, os atendimentos particularizados totalizaram mais de 53 mil em 2025, além das mais de mil visitas domiciliares realizadas. “Em muitos casos, uma única família demanda diversos atendimentos. Para isso, contamos com equipes multiprofissionais que atuam nos equipamentos, formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnicos sociais, que orientam sobre direitos, acompanham situações de vulnerabilidade e articulam o acesso a serviços públicos, como saúde e educação”, afirmou o secretário-executivo de Ação Social de Palmas, Amilson Rodrigues.







