Entre os meses de janeiro e março, as cooperativas brasileiras realizam um dos momentos mais importantes do calendário cooperativista: a Assembleia Geral Ordinária (AGO). Prevista em lei, essa etapa é fundamental para garantir a transparência, a participação dos cooperados nas decisões estratégicas e o fortalecimento da governança dentro das organizações. No Tocantins, o Sistema OCB/TO tem se dedicado intensamente para garantir que todas as cooperativas registradas realizem suas assembleias com segurança jurídica e total conformidade legal.
Durante este período, o Sistema OCB/TO presta suporte completo às cooperativas, auxiliando desde a elaboração do edital de convocação, publicação em jornal de grande circulação, até o acompanhamento presencial da AGO, apoio na elaboração da ata da reunião e no processo de registro junto à Junta Comercial. Todo esse trabalho tem como objetivo assegurar que as cooperativas estejam em dia com suas obrigações legais, ao mesmo tempo em que promovem a participação democrática dos seus cooperados.
Neste primeiro trimestre de 2025, diversas cooperativas contaram com o apoio direta ou indiretamente do Sistema OCB/TO para a realização de suas assembleias, como o Sicoob TO (27/02), a Xambiart e Integrar (07/03), a Cooap (26/03), a Coapa (26/03), a Cooperenf (28/03) e Cepar (28/03).
A participação do Sistema OCB/TO nas AGOs tem sido fundamental para orientar os dirigentes quanto às boas práticas de gestão, esclarecer dúvidas jurídicas e garantir a regularidade dos processos. Além disso, o apoio institucional demonstra o compromisso do Sistema com o desenvolvimento sustentável do cooperativismo no estado.
“Estar registrado no Sistema OCB/TO é garantir acesso a uma rede de apoio técnico e institucional que contribui diretamente para o fortalecimento das cooperativas. A Assembleia Geral é um dos momentos mais importantes do ano, e estamos ao lado das cooperativas para que esse processo ocorra de forma tranquila, segura e dentro da legalidade”, afirma a superintendente da OCB/TO, Maria José Andrade.
O registro na OCB assegura às cooperativas acesso a uma série de benefícios, como assessoria jurídica, contábil, apoio na governança, capacitações, representação institucional e suporte em processos estratégicos como as assembleias. Tudo isso, reforça o compromisso com o fortalecimento do cooperativismo tocantinense e coloca a instituição à disposição para apoiar as cooperativas em todos os momentos importantes da sua jornada.
Vem Saber Mais #SomosCoop #VemSerCoop