A APROEST, Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins, e o SINDIMETO, Sindicato das Indústrias da Mineração do Estado do Tocantins, participaram da reunião da Frente Parlamentar do Agronegócio, na Assembleia Legislativa, que debateu os contratos do programa REDD+.
A consultora ambiental, Carol Bueto, destacou que a clareza nas negociações é fundamental para os produtores. “Precisamos entender todas as implicações do programa para que haja transparência absoluta, inclusive em questões que vão além das cláusulas contratuais. Questionei sobre as oficinas realizadas e obtive como retorno que realmente elas foram insuficientes, até o momento”.
Ao final da reunião foi definida a criação de uma comissão que deverá aprofundar as tratativas contratuais do programa REDD+, no Tocantins. O presidente da APROEST e do SINDIMETO, Wagno Milhomem, parabenizou o deputado estadual, Gutierrez Torquato, pela iniciativa. “Projetos que contam com a participação efetiva do setor produtivo sempre terão maiores chances de representarem avanços. Este diálogo é de fundamental importância”.