O São Paulo apresentou nesta terça-feira (9) o zagueiro Rafael Toloi, que volta ao clube após uma década no futebol europeu. Aos 34 anos, o defensor rescindiu com a Atalanta, da Itália, e assinou contrato válido até dezembro de 2026, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.
Toloi revelou ter recebido sondagens de clubes do Brasil e do exterior, mas afirmou que aguardava o momento certo para definir o futuro. “Fiquei dez anos na Atalanta. Foram dez anos incríveis, mas eu sentia que era momento de mudança. Tive conversa com alguns clubes, mas não cheguei a ter negociação oficial. Esperei o melhor momento”, explicou.
O zagueiro já havia defendido o São Paulo entre 2012 e 2015, período em que conquistou a Copa Sul-Americana. Agora, vê a volta como chance de escrever um novo capítulo. “A partir do momento que o São Paulo procurou, houve uma motivação muito grande da minha parte para voltar. Voltei porque vivi bons momentos na primeira passagem e pretendo novamente viver esses momentos. É uma segunda oportunidade para mim, estou muito motivado.”
Em sua reapresentação, Toloi ressaltou a experiência adquirida na Europa e o amadurecimento pessoal desde a primeira passagem pelo Morumbi. “Não sou mais o menino de antes. Sou pai de dois filhos, vivi uma experiência bacana na Europa e agora quero viver outra aqui. Estou pronto para ajudar os companheiros, o treinador e todos.”
Sem atuar desde 4 de maio, quando jogou pela Atalanta contra o Monza, o defensor passa por processo de recondicionamento físico, mas disse já estar próximo de estrear. “Me sinto bem e à disposição do treinador já no fim de semana. O trabalho que está sendo feito aqui agora está bom”, afirmou.