O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes da Casa para uma confraternização na Granja do Torto, em Brasília, nesta quarta-feira (4/2).
O encontro tem o objetivo de estreitar as relações entre o Executivo e parlamentares após o fim de ano turbulento. Neste ano, o governo pretende aprovar projetos de apelo popular, de olho na reeleição. Entre eles, estão as propostas de dar fim à escala 6×1, e a regulamentação do trabalho por aplicativo.
A informação de que Lula faria um encontro com parlamentares foi antecipada pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, na segunda-feira (2/2).
Após o encontro com deputados, Lula deve receber líderes do Senado e o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) em um evento semelhante depois do Carnaval. A recepção foi dividida devido à baixa presença de senadores em Brasília nesta semana.
Ainda na quarta, Lula deve receber autoridades dos Três Poderes no Palácio do Planalto para o lançamento do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio.
A última vez que o presidente promoveu reuniões informais com parlamentares foi em abril de 2025. Na ocasião, ele foi às residências oficiais do Senado e da Câmara, em um gesto ao Congresso.
Na reta final do ano, o presidente da Câmara, Hugo Motta, enfrentou desgastes com o Executivo após a condução do projeto da Dosimetria e outras decisões que desagradaram o Planalto.






