Nesta quinta-feira (16/10), uma massa de baixa pressão vinda do Paraguai vai atingir o Mato Grosso do Sul. Isso, combinado com o ar úmido vindo do Nordeste, vai provocar chuvas fortes no Brasil Central. O Centro-Oeste, onde o plantio de soja está atrasado devido à falta de umidade no solo, deve ser a região mais afetada.
No Sul, a chegada de uma frente fria pode provocar temporais na porção oeste da região, enquanto áreas entre o Paraná e São Paulo devem ter um dia ensolarado.
Alerta de tempestade no Brasil Central
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas no interior do país, entre parte do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. As regiões afetadas são: Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, norte de Minas Gerais, leste de Bahia, Piauí e Maranhão e sul do Amazonas e Pará.
Segundo o instituto, as chuvas mais fortes devem ocorrer no extremo-leste de Rondônia e a metade norte do Mato Grosso. De acordo com o Climatempo, Sinop (MT) vai receber cerca de 40 milímetros de chuva acumulado nos próximos dias, ainda assim as temperaturas seguem altas durante a tarde, com máxima prevista de 31 °C.
Sudeste com umidade nas serras
As regiões da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro têm previsão para temporais nessa quinta. As cidades dessas áreas devem receber chuvas fortes com trovoadas, e há a possibilidade de ventos acima de 70 km/h.
O restante do Sudeste vai contar com tempo estável. Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte não têm chuvas, enquanto São Paulo pode receber garoa no final do dia.
Norte e Nordeste com chuvas regulares
No Norte do país, a chuva começa a avançar entre Manaus e Boa Vista. As demais capitais do Norte e Nordeste também devem ter pancadas irregulares durante a tarde, com exceção de Teresina e Fortaleza.
Salvador, por exemplo, vai ter máxima 28 °C e mínima de 22 °C, com céu encoberto durante todo o dia. O sul da Bahia, inclusive, pode ter chuvas mais intensas, segundo o Inmet, na região de Porto Seguro (BA), com possibilidade de precipitação de 50 milímetros no dia.