A Justiça condenou, na última quinta-feira, 11, integrantes de uma organização criminosa investigada na Operação Dominação Miracity. Ao todo, foram sentenciados 11 membros da facção, alvo de investigação conduzida pela Polícia Civil do Tocantins. A operação, deflagrada em janeiro de 2024 pela 68ª Delegacia de Polícia de Miracema, apurou a atuação dos envolvidos no tráfico de drogas e em homicídios registrados no município ao longo de 2023.
Os condenados receberam penas que variam entre nove e 14 anos de reclusão, todas em regime inicial fechado, pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas.
Em março deste ano, a Justiça já havia condenado quatro integrantes da facção, após comprovar que mantinham uma estrutura organizada responsável por planejar homicídios, disputar território e guardar armas e drogas. As provas incluíram extrações de celulares, vídeos e depoimentos. No total, as penas somadas dos 15 integrantes do grupo ultrapassam 150 anos de reclusão, todas em regime inicial fechado.
As decisões judiciais alcançaram integrantes que tinham atuação direta no comando de setores do tráfico na cidade, repasse de entorpecentes, distribuição de armas e determinação de ações violentas contra grupos rivais.
As investigações tiveram início em março de 2023 e identificaram a estrutura hierárquica da facção, que mantinha divisão de funções entre seus integrantes. O grupo determinava execuções, administrava pontos de venda de entorpecentes e sustentava fluxo contínuo de distribuição de drogas em Miracema.
O delegado Clecyws Antonio de Castro Alves, titular da 68ª Delegacia de Polícia de Miracema, destacou que a decisão reforça o resultado das ações de investigação. “As diligências permitiram identificar integrantes da facção que vinham comandando homicídios e movimentando o tráfico de drogas no município. A operação atingiu diretamente a estrutura da organização e as condenações consolidam o trabalho iniciado em campo, trazendo mais segurança para a população”, afirma.
Com a conclusão do inquérito, os condenados permanecem recolhidos na Unidade Prisional, e o procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis.
Revisão Textual: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins
Foto: Operação foi deflagrada em janeiro de 2024 pela 68ª Delegacia de Polícia de Miracema – Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins






