A Defesa Civil de Santa Catarina informou nesta sexta-feira (17) que o estado, que vem sendo atingido por fortes chuvas nos últimos dias, está em alerta para alagamentos e deslizamentos do longo do fim de semana.
Entre quinta (16) e sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros foi chamado para 366 ocorrências em 27 municípios. Ao todo, 2.007 pessoas foram atendidas pela corporação. Uma vítima morreu. Até o momento, dez municípios decretaram emergência por conta das consequências provocadas pela tempestade, segundo a Defesa Civil.
Nesta sexta, os bombeiros encontraram o corpo de um idoso de 72 anos que havia desaparecido de um rancho de pesca na cidade de Governador Celso Ramos, a 55 quilômetros de Florianópolis.
Segundo dados da Defesa Civil, nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Biguaçu (391 mm), Florianópolis (344 mm) e Tijucas (325 mm). A previsão meteorológica indica mais chuvas nas próximas horas, com intensidade moderada a forte, o que mantém o alerta para deslizamentos e alagamentos, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.
“Neste momento, estamos trabalhando em duas situações: primeiramente concentrados no pronto-atendimento à população afetada, com todo o nosso efetivo empenhado nos resgates e salvamentos. Mas também já estamos mobilizados no apoio à recuperação das áreas afetadas, com nossos caminhões auto-tanque já encaminhados para apoio aos municípios afetados”, afirmou o coronel Jefferson de Souza, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Veja os municípios que decretaram emergência:
- Camboriú
- Governador Celso Ramos
- Tijucas
- Biguaçu
- Florianópolis
- Porto Belo
- Ilhota
- Balneário Camboriú
- São José
- Palhoça