A derrota mais recente do Real Madrid para o Barcelona, na final da Supercopa da Espanha, nesse domingo (11/1), reacendeu a crise no clube e colocou Xabi Alonso novamente na mira da diretoria e da torcida. Por isso, o treinador foi demitido nesta segunda-feira (12/1). Álvaro Arbeloa será o substituto.
O revés, somado ao desempenho irregular da equipe nas últimas semanas, aumentou a sensação de desgaste. Em campo, o Real Madrid tem mostrado fragilidade defensiva.
Nos bastidores, membros do Conselho acreditam que Xabi perdeu força no vestiário e que o elenco tem demonstrado pouca capacidade de reação durante as partidas.
Segundo jornais espanhóis, os bastidores contavam com conflitos constantes. A proposta inicial de Alonso de modernizar o clube com treinos intensos, disciplina e exigência tática caiu mal para parte dos jogadores, acostumados a um ambiente mais relaxado. Isso teria gerado resistência interna.
Escalações e escolhas táticas recentes também têm sido contestadas. A insistência em alguns jogadores considerados fora de posição e a aparente falta de coerência nas substituições são apontadas como erros que prejudicam o time em momentos decisivos
Em coletiva neste mês, Alonso evitou responder diretamente sobre rumores de demissão, repetindo que “o clube tem muito a disputar”, além de pedir união e assegurar que mantinha contato constante com a diretoria.
Veja nota:
O Real Madrid CF anuncia que Álvaro Arbeloa é o novo treinador da equipe principal.
Álvaro Arbeloa é o treinador do Castilla desde junho de 2025 e passou toda a sua carreira como treinador nas categorias de base do Real Madrid desde 2020. Ele comandou a equipe Infantil A na temporada 2020-2021, conquistando o título da liga, a equipe Cadete A em 2021-2022 e a equipe Juvenil A de 2022 a 2025. Como treinador da Juvenil A, ele conquistou a tríplice coroa em 2022-2023 (Liga, Copa do Rei e Liga dos Campeões) e o título da liga na temporada 2024-2025.
Como jogador, Álvaro Arbeloa fez parte do Real Madrid durante um dos períodos mais vitoriosos da sua história. Vestiu a nossa camisa entre 2009 e 2016, disputando 238 jogos oficiais. Nesse período, conquistou oito títulos: duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da UEFA, um Campeonato Espanhol, duas Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha.
Com a seleção espanhola, Álvaro Arbeloa também fez parte de uma era histórica, conquistando a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e dois Campeonatos Europeus (2008 e 2012). Ele disputou 56 partidas pela Espanha.






