O Brasil recebeu de volta, nesta quarta-feira (25/2), os fósseis de duas espécies encontrados no país. As duas peças são originárias da Bacia do Araripe, na divisa dos estados do Ceará, de Pernambuco e do Piauí.
Os fósseis estavam fora do Brasil há 30 anos e foram recebidos de volta em cerimônia no Palácio do Itamaraty. Agora, elas ficarão expostas no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, vinculado à Universidade Regional do Cariri, no Ceará.
Um deles é um pequeno crustáceo de água doce da espécie Martinsestheria codoensis. A espécie é datada do Cretáceo Inferior (aproximadamente 110-113 milhões de anos). Ele estava na Universidad Nacional del Nordeste, em Corrientes, na Argentina, desde 1993, mas após tratativas do governo brasileiro foi devolvido.Play Video
A outra é de um Vinctifer comptoni, um gênero extinto de peixe ósseo pré-histórico, apreendida em 2024 no norte da Itália. Essa espécie de peixe viveu há aproximadamente 113 milhões de anos. Com corpo alongado, tinha escamas retas e média de 5 a 90 centímetros.







