Tyson Fury e Oleksandr Usyk se encararam por mais de 11 minutos enquanto a dupla se enfrentava antes da revanche da primeira luta neste sábado (21).
Em maio, o lutador ucraniano Usyk infligiu a Fury a primeira derrota de sua carreira após vencer por decisão dividida e se tornar o campeão mundial de boxe peso-pesado.
A luta foi uma disputa emocionante que, na verdade, poderia ter sido para qualquer lado, com os dois homens disputando intensamente ao longo dos 12 rounds.
A revanche, então, promete ser igualmente atraente, com poucos capazes de escolher um vencedor com confiança.
Fury tem sido notavelmente diferente na preparação para a disputa deste fim de semana. Ele tem sido uma figura muito mais quieta e focada, abandonando um pouco o histrionismo que geralmente antecede suas lutas.
Na coletiva de imprensa final na quinta-feira, Fury permaneceu em silêncio sobre como abordaria a revanche.
“A conversa já foi feita. Na primeira luta, eu falei e brinquei, durante toda a minha carreira. Desta vez, estou falando sério. Vou causar algum dano”, disse um Fury aos repórteres.
Usyk não tinha muito a oferecer em resposta, dizendo a Fury: “Não tenha medo, não vou deixar você sozinho. Vejo você no sábado”.
A dupla então se envolveu em um longo confronto, onde ambos os homens se encararam por mais de 11 minutos – nenhum deles querendo quebrar o contato visual primeiro.
A maior parte do confronto foi realizada em silêncio total, com ambos os lutadores encarando a alma um do outro. Eventualmente, enquanto ambos os times tentavam afastar seu homem, Fury começou a gritar com Usyk, que ocasionalmente retrucava de forma mais comedida.
Abordagens diferentes
A luta acontecerá em Riad, Arábia Saudita, no dia 21 de dezembro e estará disponível via pay-per-view no DAZN.
Fury, 36, e Usyk, 37, são dois lutadores muito diferentes e duas pessoas muito diferentes. Suas abordagens para a revanche, talvez previsivelmente, também têm sido polarizadoras.
“Você nunca mais ouvirá falar de Oleksandr Usyk depois disso”, disse Fury à Queensberry Promotions, destacando os sacrifícios que ele e sua esposa Paris fizeram. “Foi um acampamento longo. Fiquei longe da minha esposa e dos meus filhos por três meses. Não falei com Paris por três meses, nem uma palavra. Sacrifiquei muito”.
Enquanto isso, Usyk diz que conversar com sua família o ajudou a se motivar durante o campo de treinamento, acrescentando que não os via pessoalmente há cinco meses.
“Falo com minha esposa todos os dias, todas as horas, todos os segundos, todos os minutos. Meus filhos também. Isso me ajudou porque é minha família”, contou Usyk à TNT Sports.
Fury x Usyk
Tendo vencido a primeira luta, Usyk talvez seja o pequeno favorito para sábado, mas Fury prometeu fazer algumas alterações em seu plano de jogo depois de dizer que assistiu à sua derrota mais de 100 vezes.
Sua abordagem é certamente a maior diferença. Normalmente cheio de piadas e energia, Fury tem estado em um estado quase monástico na preparação. Em um bizarro treino aberto na quarta-feira, por exemplo, Fury entrou no ringue com o capuz e uma barba cheia, antes de trotar em um estado quase meditativo.
“Muita dor”, disse Fury quando um repórter tentou perguntar sobre a luta.
“Esmagar e danificar”, ele continuou, sem realmente responder às perguntas. “Muita dor. Dor, dor séria. Muito dano”.
Ele então saiu do treino sem desferir um único soco – lutadores geralmente têm uma sessão de treinamento leve.
Foi então a vez de Usyk entrar no ringue. O ucraniano dançou e fez shadowboxing enquanto uma banda ao vivo tocava uma música. Ele então também saiu, deixando muitos coçando a cabeça. É quase impossível prever com segurança um vencedor para o fim de semana.
Fury é o homem muito mais alto, pesado e com um alcance maior. Ele também parece estar em condições incríveis para a luta.
Enquanto isso, o invicto Usyk, que subiu do peso-cruzador para conquistar a divisão dos pesos-pesados, é rápido como um raio e é aparentemente inquebrável mentalmente. Talvez o mais importante, Usyk sempre encontrou uma maneira de vencer.
Os olhos do mundo do boxe estarão voltados para a dupla no sábado para ver quem consegue vencer uma das lutas mais esperadas do ano.
A julgar pelo confronto de quinta-feira, será um encontro intenso.