A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou, nesta terça-feira (16/12), que emitiu um comunicado às distribuidoras de energia elétrica que atendem aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, pedindo reforço nos planos de contingência para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante os próximos dias, diante das mudanças climáticas.
A solicitação é feita após o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitir alertas sobre a previsão do tempo nos próximos dias, com riscos de desligamentos em diversas unidades consumidoras.
“Os planos devem contemplar mobilização adicional de equipes treinadas e capacitadas para atuar na recomposição do sistema de distribuição em caso de falhas, além de procedimentos de interlocução com órgãos públicos (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros) e autoridades locais”, ressalta a Aneel.
No comunicado, a órgão também determinou que as fornecedoras enviem informações preliminares de ocorrências relevantes nos sistemas de distribuição de energia elétrica.
“A solicitação tem caráter preventivo, mas a Agência alerta que o descumprimento das orientações poderá resultar em processos de fiscalização e aplicação de sanções previstas na Resolução Normativa nº 846/2019”, alertou a Aneel.
Falta de energia em São Paulo
Mais de 28 mil imóveis estavam sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo nesta terça depois do ciclone extratropical que atingiu a região na semana passada.
Por nota, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Enel) informou que o problema desta terça é pontual e não tem relação com o fenômeno climático da semana passada, responsável pelo apagão que chegou a cinco dias em algumas regiões.






