Aproximadamente 12 mil alunos da rede municipal de ensino da Capital farão provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), nesta terça-feira, 4, em horários estipulados pelas escolas. As avaliações serão aplicadas em 30 unidades educacionais de Palmas, na forma presencial e em todos os turnos da escola. Nesta 1ª fase da Obmep, a prova é objetiva com caráter eliminatório, sendo composta por 20 questões de múltipla escolha, tendo duração de 2h30, exceto para os alunos portadores de algum tipo de deficiência, para os quais a duração será de 3h30. Os alunos que se classificarem nesta 1ª fase farão uma segunda avaliação no dia 19 de outubro, às 14h30, de forma presencial.
Em todo o Tocantins 181.624 alunos estão inscritos para a 19ª OBMEP, sendo estes alunos das redes estadual, municipal e privada, sendo alunos do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Neste ano, a Obmep distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 medalhas de ouro, 1.950 medalhas de prata, 5.850 medalhas de bronze e 51 mil certificados de menção honrosa entre as escolas públicas e privadas, os alunos premiados com medalhas também poderão se inscrever no programa de iniciação científica da Obmep, que oferta materiais e bolsas de estudos, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com o técnico responsável pelo componente curricular de matemática do setor de Currículo da Diretoria de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Bruno Martes, “a Obmep é de fundamental importância, especialmente por incentivar a aprendizagem da matemática, desenvolver no estudante o gosto pela matemática e o despertar de habilidades matemáticas únicas, através de um ambiente desafiador. Sabemos que o desafio em resolver problemas estimula o desenvolvimento e o aprimoramento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade, além de motivar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos matemáticos”, declara.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está em sua 19ª edição. Ela reconhece o trabalho de professores e estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O concurso é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Confira aqui a relação das escolas que farão provas da 19ª edição Obmep.
Comentários sobre este post