Representando a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Natal no Rio Grande do Norte, as alunas Ana Clara Guimarães, 8º ano, e Denielly Alexandre Cunha, 6º ano, fizeram bonito no tatame e trouxeram na bagagem as medalhas de ouro e prata respectivamente.
O primeiro lugar na categoria shiai kumitê (luta), 12 a 14 anos, faixas vermelha a laranja, foi conquistado por Ana Clara Guimarães. Denielly Alexandre Cunha conquistou a prata na categoria shiai kumitê, 10 a 11 anos, faixas branca a amarela. A competição reuniu 1.350 atletas de 26 federações, escolas e associações de todo o Brasil e o Tocantins foi representado por 33 atletas, sendo três deles da ETI Luiz Gonzaga.
Com a recente conquista no Campeonato Brasileiro de Karatê, Ana Clara e Denielly garantiram vaga para a próxima competição nacional, que será realizada em julho de 2025, em Camboriú, Santa Catarina.
Segundo a direção da ETI, a conquista das alunas é fruto dos seus esforços e talento, mas também, do treinamento esportivo escolar feito pelo professor Jones Dean Moreira, que vem desenvolvendo um projeto esportivo da unidade escolar, que integra as atividades complementares e tem sido um pilar importante para o desenvolvimento técnico e pessoal dos alunos/atletas. “O professor Jones é um exemplo de profissional comprometido. Ele tem sido peça-chave para os resultados que estamos alcançando, ajudando nossos alunos a superarem desafios e acreditarem em seu potencial”, destacou a diretora Michelle Morais.
A diretora também reforçou o papel do esporte na formação dos alunos. “A prática esportiva é um instrumento poderoso que promove disciplina, superação e valores fundamentais para a vida. Ver nossas alunas alcançando destaque nacional nos enche de orgulho e reforça o papel do esporte na educação”, afirmou, acrescentando que a escola segue incentivando e celebrando as conquistas dos alunos e exaltando o trabalho de profissionais como o professor Jones Dean, que transformam o esporte em um caminho de oportunidades e conquistas.
Outras conquistas
Além do reconhecimento nacional, Ana Clara e Denielly já se destacaram em competições municipais, estaduais e nacionais como nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em que Ana Clara conquistou o 5º lugar em Recife (2024), consolidando-se como uma promessa no esporte.
Texto: Redação Semed Palmas