O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou, nesta sexta-feira, 21, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mateiros, o Encontro de Alinhamento de Monitoramento da Brigada Florestal Gavião Fumaça. Promovido pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE), o evento segue até sábado, 22, com o intuito de avaliar os trabalhos realizados em 2024 e planejar as ações para 2025, no âmbito do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e do Manejo do Fogo de Base Comunitária (MFBC).
Representando o presidente do Naturatins, Cledson Lima, o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, coronel Edvan de Jesus Silva, destacou a importância do trabalho da Brigada Gavião Fumaça e lembrou da dedicação das equipes durante o período de estiagem. “Eu vi o empenho de vocês no combate aos incêndios no ano passado. Foi em um momento de extrema dificuldade, com o fogo assolando o nosso Estado, que pude testemunhar a determinação, a garra e o profissionalismo de cada um aqui presente. Vocês são essenciais para a preservação ambiental e para a segurança das comunidades dentro das Unidades de Conservação”, afirmou.
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Dalmir Jorge, reforçou a relevância do evento para o fortalecimento das ações de preservação das Unidades de Conservação. “Esse alinhamento é fundamental para aprimorarmos as estratégias e garantirmos um trabalho ainda mais eficiente. O conhecimento compartilhado aqui fortalece a atuação das brigadas e contribui para a proteção dos nossos ecossistemas. Precisamos sempre aprimorar nossas técnicas e buscar soluções para enfrentar os desafios que surgem a cada ano”, destacou.
O prefeito de Mateiros, Jesy Vieira, também participou do evento e enfatizou que a parceria entre o Naturatins e o município é fundamental para a preservação do Jalapão. “A presença da brigada florestal é essencial para a conservação do nosso patrimônio natural. O trabalho realizado por essas equipes vai muito além do combate aos incêndios, é um esforço contínuo de monitoramento, prevenção e conscientização. A prefeitura de Mateiros continuará apoiando essas ações, pois sabemos que a preservação do meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirmou.
Durante o primeiro dia, os brigadistas florestais participaram de palestras que reforçam o objetivo geral do evento e atendem às necessidades das Unidades de Conservação. Entre os temas abordados, está a palestra Perspectiva e Ações do Corpo de Bombeiros no Combate a Incêndios Florestais para 2025. Na ocasião, o representante da Defesa Civil, tenente Agnaldo Silveira, abordou as ações estratégicas para o enfrentamento ao fogo. “Nosso trabalho é estruturado em quatro etapas: prevenção, mitigação, preparação e resposta. Quando falamos em prevenção, estamos nos referindo à capacitação, principalmente de brigadistas. A mitigação, por sua vez, tem o objetivo de reduzir os riscos. Já a preparação envolve todo o aparato necessário para trabalhar com a formação das brigadas. Por fim, a resposta trata-se do combate efetivo aos incêndios florestais”, explicou.
As brigadas florestais dos Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado, além das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Serra do Lajeado, Lago de Palmas, Nascentes de Araguaína, Ilha do Bananal/Cantão e Monaf, também apresentaram as ações desenvolvidas ao longo de 2024. No Parque Estadual do Jalapão, por exemplo, foram realizadas atividades como rondas no interior do Parque, manutenção de trilhas, apoio ao uso público e à pesquisa científica, monitoramento dos campos de capim-dourado, além da implementação de medidas preventivas e combate aos incêndios florestais com o uso do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
Programação
O evento segue até sábado, 22, com mais três palestras de grande relevância para os participantes. São elas: Práticas Agrícolas Regenerativas, com João Bezerra Fontes (Senar); Resiliência além das Chamas: Como Manter a Saúde Mental no Desafio dos Incêndios, com Ulisses Franklin, diretor da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); e Educação Postural na Brigada Gavião Fumaça, Rodrigo da Silva.