O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho de “grande perigo para tempestades” nesta quinta-feira (24/10) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Brasil está sob efeito combinado de um ciclone extratropical passageiro e uma frente fria que, juntos, vão causar chuva intensa nos Estados do Sul, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O aviso meteorológico indica chuva superior a 60 milímetros em uma hora ou maior que 100 milímetros em um dia, com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário, indica o instituto de clima.
As áreas com maior alerta são o noroeste, nordeste, sudeste, sudoeste, centro-oriental, centro-ocidental e região serrana do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste e centro-sul do Paraná e o oeste de Santa Catarina.
Outros dois alertas laranja, de “perigo” para tempestade também estão ativos e devem durar pelo menos até 12h de sexta-feira. Estes indicam chuvas intensas também em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O ciclone extratropical deve se deslocar para o alto mar já ao longo desta quinta-feira, porém, a frente fria será responsável por manter as instabilidades em todo o Centro-Sul, potencializadas pela umidade vinda da Amazônia.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há possibilidade moderada de risco geológico em Porto Alegre. “Não se descarta a ocorrência de inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas”, informa o boletim.
No Sudeste, também considera-se moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Vale do Paraíba, Campinas, metropolitana e macrometropolitana de São Paulo, região metropolitana de Belo Horizonte, sul e sudoeste de Minas Gerais. Pode haver enxurradas urbanas e alagamentos pontuais.