A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria intensifica temporais e ventanias na Região Sul do país nesta quarta-feira (10/12). Sudeste e Centro-Oeste também devem sentir os efeitos do sistema de baixa pressão atmosférica.
Segundo os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estados como Rio de Janeiro e São Paulo terão ventanias intensas, que podem chegar a 100 km/h. Os ventos que atingem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ser ainda mais fortes e a região estão sob alerta máximo.
De acordo com a Climatempo, esse aumento na intensidade dos ventos está relacionado ao processo de formação do ciclone extratropical, que traz uma condição de excesso de chuva, com volumes superiores aos 100 milímetros. Em muitas regiões do Brasil, essa é mais do que a média para todo o mês de dezembro.
Chuvas fortes
As tempestades atingem, igualmente, as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com possibilidade de queda de granizo. Cidades como Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Belém (PA) ainda apresentam um dia abafado, com máximas de até 34°C.
No Nordeste, a baixa umidade relativa do ar estará presente em estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As altas temperaturas prevalecem na região e a máxima chega a 31°C em Fortaleza (CE) e Natal (RN), e 32°C em Recife (PE).
Essa região ainda segue sob os efeitos da atuação de um sistema de alta pressão. Sendo assim, há essa tendência de tempo aberto, sem condições de chuva.
Temperaturas elevadas
Apesar da chuva intensa e dos ventos fortes, o tempo permanece abafado nas capitais fluminense e paulista. A máxima é de 33°C para o Rio e 28°C para São Paulo. Em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), o termômetro marca temperaturas mais amenas, com 22°C e 26°C, respectivamente.
Em nota, a Marinha do Brasil alertou sobre a possibilidade de ressaca na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ondas de direção sudeste, que poderão alcançar 3,5 metros de altura entre as noites de 10 e 11 de dezembro.
Alertas do Inmet
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).





