Estados bastante afetados pelo excesso de chuvas nos últimos dias, Minas Gerais e Espírito Santo seguem em situação de risco para o alto volume de precipitações nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quinta-feira (9/1), três alertas laranja de ‘perigo’ válidos para os dois Estados e ainda áreas de Goiás, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí e Santa Catarina.
+Veja como fica o tempo na sua cidade
Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e de ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os comunicados são válidos até 10h de amanhã, mas podem ser prorrogados.
Também nesta quinta, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou avisos para áreas de moderado e alto risco geo-hidrológico.
Segundo o Cemaden, é alta a “probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas regiões geográficas intermediárias de Vitória, Colatina, São Mateus (ES) e Juiz de Fora (MG), devido ao volume de chuva acumulado durante as últimas 96 horas e à previsão de pancadas de chuva intensas com potencial para gerar acumulados elevados ao longo do dia”.
Podem ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e taludes às margens de rodovias, não se descartando a possibilidade de deslizamentos em encostas naturais.