O vice-presidente Geraldo Alckmin irá representar o Brasil na cerimônia de posse do presidente eleito do Irã, Masoud Pezeshkian. O evento será nesta terça-feira (30), em Teerã.
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), capitaneado por Alckmin, a agenda do vice-presidente no país também inclui reunião com empresários na Câmara de Comércio do Irã, a ser realizada na quarta-feira (31).
Masoud Pezeshkian venceu o segundo turno das eleições em julho em uma disputa acirrada com o ex-negociador nuclear e ultraconservador Saeed Jalili. No primeiro turno, Pezeshkian foi o único moderado no grupo de quatro candidatos.
O processo eleitoral, porém, se deu com baixa participação: apenas 49,8% da população votou. No primeiro turno, em 28 de junho, o comparecimento foi ainda mais baixo. Menos de 40% dos eleitores iranianos votaram.
Para críticos, há um momento de desconfiança na República Islâmica, além de tensões regionais e um impasse com o Ocidente sobre o programa nuclear de Teerã.
Comentários sobre este post