A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) incluiu o livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, na lista de obras obrigatórias para o vestibular de 2026.
O livro de 2015 ganhou maior notoriedade depois da adaptação para o cinema em 2024. O filme de mesmo nome já rendeu mais de 15 premiações até o momento, além de receber indicação ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres.
A obra foi selecionada pelo vestibular da UFGD com base na indicação de professores do ensino médio da região de Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, e do curso superior da área de letras.
Recentemente, o livro também entrou no catálogo das bibliotecas das escolas públicas estaduais da Bahia. Segundo a secretária da Educação do estado, Rowenna Brito, a inclusão da obra tem o intuito de promover discussões sobre democracia, história e direitos humanos no ambiente escolar.
O livro de Marcelo Rubens Paiva conta a história real da família do escritor quando seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, é levado durante a ditadura militar.