O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca sedimentar a relação com a Coreia do Sul em viagem que faz ao país no final deste mês. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o petista encerra sua passagem pela Ásia com uma agenda intensa em Seul, capital sul-coreana.
Essa é a terceira visita que Lula faz ao país. Conforme apurou o Metrópoles com membros do governo sul coreano, o petista deve ter uma agenda focada em acordos e negócios, com o objetivo de aprofundar os laços com o país asiático.
Lula desembarca em Seul no dia 22 de fevereiro depois de passagem pela Índia. Em território asiático, Lula será recebido pelo presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, no dia 23 de fevereiro em uma tradicional cerimônia de boas-vindas, repleta de símbolos locais.Play Video
No mesmo dia, os dois líderes se reúnem para uma agenda bilateral privada. Lula e Lee terão ainda uma reunião ampliada com ministros brasileiros e coreanos.
Por fim, ambos os países assinam acordos de cooperação e memorandos de entendimentos. Entre os acordos que devem ser adotados entre os dois países, o Itamaraty destaca o Plano de Ação 2026-2029, que eleva o nível do relacionamento entre os dois países de parceria abrangente, para Parceria Bilateral Estratégica.
A reportagem apurou ainda que o foco do presidente Lula está no mercado de carne vermelha. Há 25 anos, o Brasil tenta destravar um acordo que permite a entrada da proteína brasileira no país. A resistência de produtores locais, no entanto, têm impedido o andamento das negociações.
Na visita deste mês, a expectativa é que a boa relação entre Lula e Lee possa facilitar as negociações para ambos os lados. O mercado coreano também busca expandir acordos com o Brasil no setor de energia, carros e combustíveis.
Lula viaja para a Ásia
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz uma viagem para a Ásia entre os dias 18 e 24 deste mês. No roteiro presidencial, o petista passa pela Índia e pela Coreia do Sul, onde terá uma agenda intenção com empresários e membros dos governos locais.
- Na Índia, Lula espera assinar um memorando de entendimento sobre terras raras e minerais críticos. O texto ainda está sendo elaborado pelo Ministério de Minas e Energia. No documento, o Brasil deve reafirmar o posicionamento de que prioriza o tema e está aberto para cooperação internacional na área, de modo que traga valor agregado à produção nacional.
- Já na Coreia do Sul, o petista busca ampliar a parceria comercial entre os dois países e, com otimismo, destravar um acordo para exportação de carne bovina que o Brasil negocia há mais de 25 anos com os sul-coreanos.
Fórum empresarial Brasil-Coreia
Ainda em território coreano, Lula participa do Fórum Empresarial Brasil e Coreia do Sul. O petista chega ao país com uma grande comitiva de empresários brasileiros que busca encontrar novos mercados no país asiático e vice-versa.
Entre as empresas e empresários que acompanham o mandatário brasileiro na viagem à Coreia do Sul, então representantes do agronegócio, da tecnologia e indústria têxtil. Ao Metrópoles, membros do governo sul-coreano afirmaram que diversos empresários de diversos setores do país também participam do fórum.







