O trabalho da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos oferecidos ao consumidor no estado do Tocantins. É responsável por regulamentar e fiscalizar diversos setores, visando proteger o consumidor e promover um ambiente de negócios justo e seguro, contribuindo assim para a promoção da competitividade e a qualidade dos produtos.
Nesta semana, os técnicos da pasta da área de Qualidade, Pré-Medidos e Instrumentos estão em trabalho de campo nas regiões norte, centro e sul do Estado para assegurar a harmonia nas relações comerciais. São ações fiscalizatórias, pactuadas no Plano de Trabalho com o Inmetro e, também, ações educativas, de orientação aos comerciantes sobre a legislação vigente e às mercadorias certificadas.
A expectativa é que sejam realizadas mais de 3 mil ações fiscalizatórias no período, até o dia 28 de março, encerramento do mês.
Quais são os benefícios para Empresas e Consumidores
Proteção ao consumidor: Garante que os produtos adquiridos pelos consumidores estejam em conformidade com as normas, reduzindo riscos à saúde e à segurança.
Credibilidade para as empresas: A certificação e conformidade com as normas conferem credibilidade às empresas, fortalecendo sua imagem perante o mercado.
Ambiente de negócios seguro: Contribui para um ambiente de negócios mais seguro e equitativo, promovendo a competitividade e a qualidade dos produtos oferecidos no Estado.
O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa destaca que “o trabalho da Agência é de extrema importância haja vista que visa prioritariamente defender o consumidor de riscos desnecessários de acidentes de consumo”, reforça o gestor da pasta.