Cejane Borges/Governo do Tocantins
A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) tem a missão de atuar como instituição de defesa dos interesses dos consumidores e de apoio ao desenvolvimento industrial e comercial no que tange à metrologia legal e a qualidade dos bens ofertados à sociedade, com ações que protegem o cidadão-consumidor e estabelecem a concorrência justa entre as empresas.
Visando ampliar a sua atuação no Tocantins pretende, ainda em 2025, abrir uma regional na cidade de Araguaína, para atender a todos os 42 municípios da região norte e do Bico do Papagaio. E, como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conta com o aval do órgão federal para a expansão.
A equipe técnica da AEM elaborou um projeto de viabilidade técnica e de estruturação da regional, com laboratórios para os ensaios metrológicos e, para implantar unidade em Araguaína, o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, pretende realizar uma parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, por meio de doação de terreno para a construção da regional no município.
Nesse sentido, o presidente da AEM recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira, 23, o prefeito municipal de Araguaína Wagner Rodrigues para a entrega formal do ofício de solicitação de um terreno de 1.500 metros quadrados para a construção da regional na cidade. As tratativas visam a união dos poderes federal, estadual e municipal para a ampliação dos serviços fiscalizatórios e educativos da Agência de Metrologia, proporcionando maior segurança à sociedade local nas relações de consumo.
“Nosso objetivo é assegurar que a sociedade tocantinense tenha um ambiente de negócios mais seguro e equitativo, o que representa a promoção da competitividade aliada à qualidade das mercadorias, bem como a harmonia nas relações de consumo. Assim, todos saem beneficiados – empresários e consumidores”, informa o gestor da AEM.
O prefeito de Araguaína recebeu o documento com bastante receptividade e interesse na implantação dos serviços, acreditando que é um avanço para o Estado, em especial para a região norte. “A vinda de um órgão federal para o município significa a contribuição para o desenvolvimento regional e a oportunidade de crescimento econômico e melhorias para Araguaína e as cidades vizinhas”, destacou Wagner Rodrigues.
Próxima etapa
Com a entrega do documento formal de solicitação da área municipal, os gestores da AEM e da Prefeitura de Araguaína devem se reunir na cidade para visitar os possíveis locais de implantação e, posteriormente, após a definição do local, será realizado todo o trâmite processual legal de doação de terreno.
A Agência de Metrologia e o Inmetro pretendem implantar a regional com a maior brevidade possível.