Uma das frentes de atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é a fiscalização de produtos pré-medidos, que são aqueles embalados sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização.
Para isso, os técnicos da pasta irão visitar, durante uma semana, estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas da região norte do Tocantins, fiscalizando a regularidade das mercadorias.
Nas gôndolas e prateleiras dos supermercados, mais de 85% dos produtos que são comercializados são pré-medidos. Fazem parte dessas mercadorias a maioria dos itens da cesta básica e vários produtos que são utilizados diariamente nas residências e empresas.
Durante a visita técnica, os agentes metrológicos verificam o peso, se é condizente com o informado nas embalagens, se os produtos estão dentro das normas estabelecidas por lei e, também, recolhem amostras para posterior ensaio nos laboratórios da AEM.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, informa que “todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria”.