Em duas semanas de trabalho, a equipe técnica da área de Pré-Medidos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado visitou estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas nas cidades de Palmas, Guaraí e Colinas do Tocantins para realizar a primeira etapa da Operação Páscoa, uma ação nacional de fiscalização de produtos alusivos à data festiva: ovo de páscoa, colomba pascal, barras de chocolate, caixas de chocolate, pacote de mini ovos de páscoa e pescados como peixes, atum, sardinhas, entre outros.
A Operação Páscoa tem como objetivo monitorar, de forma quantitativa, os produtos pré-medidos, que são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. “O peso do ovo de chocolate descrito no rótulo deve ser idêntico à quantidade do produto já descontada a embalagem e, em alguns casos, os brindes que estão juntos”, informa o gestor da AEM, Ronan Dorneles de Sousa.
Primeira etapa concluída com apreensão de mercadorias
A primeira etapa da Operação Páscoa foi realizada in loco com a realização de 13 visitas aos estabelecimentos comerciais e com a fiscalização de 21 tipos de mercadorias alusivas à Pascoa. Foram retirados de comercialização 265 unidades por irregularidades (divergência do peso informado na embalagem x peso medido pelos técnicos da pasta).
Próxima etapa: ensaios no laboratório da Agência
Para proceder com a Operação e a realização dos ensaios laboratoriais, os fiscais da Agência de Metrologia recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.
Serão atestados os dados dos rótulos com o peso averiguado nas balanças da AEM e a conferência das medidas metrológicas. Para isso, os produtos são pesados com e sem as embalagens plásticas e de vidros, com a verificação do peso em quilos e o volume real de cada produto.
Após os exames, serão divulgados os resultados dos testes realizados em laboratório com a presença de representantes das marcas.
Fiscalização de massas desiguais
Além da Operação Páscoa, a equipe técnica da área de Pré-Medidos também atendeu à solicitação do Inmetro e fiscalizou as massas desiguais que são os produtos pré-embalados congelados.