A Associação do Futebol Argentino (AFA) anunciou, nessa quinta-feira (22/1), a criação de um novo torneio nacional, com data de estreia para 2027. A Recopa dos Campeões da Argentina será disputada entre os vencedores da Copa Argentina, Supercopa da Argentina e Supercopa Internacional. Com a nova competição, o futebol argentino chegou ao oitavo título a ser disputa em temporada regular.
Além do Campeonato Argentino, chamado de Apertura, o país agora conta com o Clausura, Campeão da Liga (vencdor do Apertura e Clausura somados), Copa Argentina, Troféu dos Campeões, Supercopa Argentina, Supercopa Internacional e a nova Recopa dos Campeões.
Formato
O novo torneio será disputado em formato triangular, em que todas as equipes se enfrentam entre si. O time que acumular mais pontos será consagrado o campeão da Recopa.
Entre as novidades para a competição, a principal é a proibição de empates, com disputa por pênaltis ao final dos 90 minutos caso o placar termine igualado. Nesta situação, o vencedor ganhará dois pontos, enquanto o perdedor ficará com um.
Em caso de campeões repetidos nos torneios, o vice-colocado assumirá a vaga que seria do time vitorioso. O primeiro classificado é o vencedor da Copa Argentina. Desta forma, caso o título se repita na Supercopa argentina, o vice-campeão da Supercopa receberá a vaga para disputar a Recopa.
O mesmo acontece com a Supercopa Internacional. Caso o título da Supercopa Argentina se repita, será o vice-campeão da Internacional a receber a vaga para disputar a Recopa. Ainda assim, se houver alguma equipe repetida, o vice da Copa Argentina ganhará, então, um lugar na disputa.







