A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participou nesta terça-feira, 21, da I Semana Acadêmica das Agrárias, promovida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que acontece até quinta-feira, 23, no Campus de Palmas. O evento integra a programação da III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins. A Adapec apresentou no evento, sete palestras aos estudantes com temas relacionados às áreas animal e vegetal.
Durante a abertura do evento, o gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, que representou a Agência, destacou a importância da defesa agropecuária para o agronegócio e da contribuição da Universidade no campo do conhecimento e da pesquisa. “Nossa participação neste evento é de grande relevância, pois além desta aproximação com os acadêmicos contribuímos com o conhecimento técnico e prático que realizamos na defesa agropecuária. Por outro lado, sabemos que a ciência e a pesquisa são pilares que fortalecem o trabalho técnico, a inovação e as políticas públicas voltadas ao campo, por isso, este evento é tão importante para os estudantes e pesquisadores,” pontuou Carlos César.
Palestras
Na tarde deste primeiro dia da Semana Acadêmica, profissionais da Adapec das áreas vegetal e animal apresentaram sete palestras com as seguintes abordagens: Importância do calendário sanitário para bovinos: principais vacinas e cuidados preventivos com o palestrante Sérgio Liocádio; Gestão e aplicação de defensivos agrícolas: papel do agrônomo e boas práticas com o palestrante Luiz Henrique Michelin; Noções básicas de nutrição animal com o palestrante Frederico Borba; Papel do engenheiro agrônomo na orientação técnica aos produtores e equipes com o palestrante Cleovan Barbosa; Devolução de embalagens vazias de agrotóxicos com o palestrante Carlos César Barbosa; Desafios da defesa agropecuária no enfrentamento do Huanglongbing – HLB com o palestrante Helcids de Sá e Manejo eficiente de pastagem e rotatividade de piquetes com o palestrante Denilson Bezerra.
A estudante do 7º período e presidente do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, Anne Caroline Alves Claro ressaltou que a parceria com a Adapec contribui na formação dos estudantes, uma vez que há temas relacionados à defesa agropecuária animal e vegetal que são importantes para a formação profissional, e que a Adapec consegue levar este conhecimento técnico e prático para os acadêmicos.