O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciou nesta quinta-feira, 09, e segue até sexta-feira, 10, mais um curso sobre componentes de vigilância para febre aftosa para servidores da Agência de todas as regiões do Estado. A qualificação está sendo realizada no auditório do SESCOOP em Palmas.
Durante a abertura do curso, o presidente da Adapec, Paulo Lima ressaltou a importância desta qualificação após a conquista do certificado de zona livre da febre aftosa sem vacinação. “Alcançamos o nosso objetivo que era nos tornarmos livre da aftosa sem vacinação, e agora, vamos trabalhar para manter esta conquista. Por isso, precisamos realizar constantemente as vigilâncias ativas e para isso, vamos qualificar os nossos servidores,” destacou Paulo Lima.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explicou que o objetivo do curso é capacitar os servidores sobre as ações de vigilância em febre aftosa, atendendo as exigências e orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No curso serão abordados temas como: Contextualização da Febre Aftosa; Vigilâncias preconizadas pela OMSA; Vigilância em Febre Aftosa no Brasil; Integração entre vigilância e controle; Introdução às atividades práticas; Atividade prática: Resolução dos casos simulados, entre outros.