Com foco na instrução e capacitação de novos vacinadores, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), finaliza mais uma turma do curso de Manejo e Aplicação de Vacina contra a Brucelose, que teve início na última quinta-feira, 10, e encerra nesta sexta-feira, 11, em Palmas.
A capacitação é destinada a estudantes, médicos-veterinários, produtores e trabalhadores rurais, somando cerca de 16 participantes. Os mesmos devem ser cadastrados junto à Adapec, por se tratar de um requisito estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Durante os dois dias, foram abordados relacionados à legislação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), mecanismos de disseminação de doenças, orientações sobre o manejo da vacina, além de aulas práticas que consistiram na vacinação das bezerras entre 3 e 8 meses de idade no Sítio Modelo e Chácara Nossa Senhora Aparecida, no município de Palmas.
Para a chefe da Unidade Local da Adapec de Palmas, Joseane Martins, “o curso é uma ótima oportunidade para preparar esses profissionais para atuarem diretamente no campo, vacinando os animais e assegurando a manutenção do status sanitário do Estado”, pontua.
O acadêmico de medicina-veterinária, Nicolas Neves, afirma que é um momento de grande aprendizado. “A capacitação é de uma importância ímpar, principalmente para a saúde humana, por se tratar de uma zoonose. Todo o conhecimento prático e teórico veio para agregar grandemente na minha formação”, afirma Nicolas.