Visando promover melhorias no sistema de defesa sanitária do setor de eventos pecuários, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promoveu, na tarde desta terça-feira, 3, um treinamento online com Responsáveis Técnicos (RTs) de eventos pecuários sobre a operação do novo Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato 2.0), que já está em funcionamento.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Eventos Pecuários, Frederico Borba Diniz, com a implantação da nova ferramenta, a Agência tem promovido reuniões virtuais com orientações sobre a operacionalização do sistema em eventos pecuários, tanto para servidores da Adapec quanto para os responsáveis técnicos.
“Realizamos uma reunião com os chefes das unidades da Adapec, dirimindo dúvidas para que possam orientar adequadamente os promotores de eventos. Hoje, capacitamos os RTs de eventos pecuários sobre o novo Sidato visando a melhoria dos serviços prestados”, pontuou Frederico Borba.
O setor de eventos pecuários é um dos grandes fomentadores da economia no Tocantins.
Segundo dados da Adapec, em 2025 foram realizados no Estado 2.083 eventos pecuários cadastrados, com a movimentação de 1.401.824 animais.
Para serem realizados, esses eventos devem ser previamente cadastrados na Adapec. Já os eventos permanentes devem possuir certificado de registro regular, observando-se os prazos estabelecidos conforme a abrangência do evento. Todos os eventos devem contar, obrigatoriamente, com um médico-veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que atuará como responsável técnico.






