A primeira edição da Caravana em Defesa de um Ambiente de Trabalho Seguro, Respeitoso e Ético foi realizada nesta quinta-feira, 29, com a participação de servidores da delegacia regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), no município de Gurupi. O evento contou com o apoio de representantes da Secretaria da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, Controladoria Geral do Estado, Polícia Militar e Junta Médica (Projeto Ampare).
A ouvidora setorial da Adapec, Mary Jane Abreu, explicou que o evento surgiu da necessidade de assegurar um ambiente mais acolhedor, inclusivo, respeitoso e ético para os colaboradores. “Iniciamos o projeto-piloto hoje em Gurupi e queremos desenvolvê-lo em mais 10 delegacias regionais. Esperamos que os participantes se conscientizem dos seus direitos, conhecendo sobre as formas de assédio e sabendo como denunciar e comprovar os fatos quando se sentirem vitimizados pelas situações”, disse.
A inspetora de defesa agropecuária, Cleonice Barbaresco, considerou a iniciativa do projeto de grande relevância. “Recebemos instrução tanto sobre o código de ética quanto na questão de comportamental, inclusive como fazer de forma efetiva denúncia sobre atos praticados dentro do ambiente de trabalho que vão em desacordo com a conduta ética e inclusiva”, relatou, complemento que este momento é muito importante e esclarecedor para todos os colegas de trabalho para que possam priorizar um ambiente de ético e mais seguro.
Durante a programação foram abordados temas pela Adapec e instituições parcerias sobre Código de Ética do órgão; Como identificar as formas de assédio e prevenção ao feminicídio; Atendimento as denúncias de assédio sexual; Roda de conversa; Denúncias de assédio e atos irregulares nas Ouvidorias: como registrar e comprovar os fatos; As consequências do assédio na saúde mental do servidor; Como a Ouvidoria pode contribuir na apuração de casos de assédio, entre outros.