A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encerrou neste sábado, 18, a sua programação na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, com resultados positivos. Durante os cinco dias de Feira, a Agência realizou diversas atividades como palestras, mini fazendinha, inauguração de depósito modelo de embalagens cheias e vazias de agrotóxicos, além de orientações ao público e distribuição de material educativo sobre doenças nos animais e pragas nas lavouras. Esses atendimentos chegaram a alcançar mais de 2,5 mil pessoas no estande institucional.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que os objetivos foram alcançados, agradeceu a todos os parceiros e destacou os bons resultados. “A Adapec teve este ano a melhor estrutura de estande, organização e conteúdo oferecido aos produtores rurais, escolas e o público em geral. Quero agradecer o governador Wanderlei Barbosa que nos prestigiou com sua presença no nosso estande por duas vezes, demonstrando a importância da Adapec para o sistema produtivo e para a economia do Tocantins,” disse Paulo Lima, estendendo os agradecimentos ao secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, aos parceiros do estande, ao público e a todos os servidores da Agência que colaboraram na realização da Feira.
Sanidade e inspeção animal e vegetal
Um dos destaques da Agrotins foi a mini fazendinha montada pela Adapec em uma parceria com a Escola Adventista de Palmas; um tanque modelo com peixes e laguinho de carpas com o apoio da Chácara Ziclague e Casa do Piscicultor, respectivamente. No espaço também teve pomar de árvores frutíferas para demonstrar ao público na prática como é feito o trabalho da Adapec. Crianças, estudantes e produtores rurais aprovaram a iniciativa da Adapec.
Palestras e exposições no estande
Com mais de 10 palestras realizadas atendendo escolas públicas e particulares, produtores e reuniões técnicas, a Adapec, aproveitou o espaço da Agrotins para promover ações de educação sanitária animal e vegetal, que chegaram a centenas de pessoas.
Com o objetivo de formar cidadãos conscientes sobre consumo de produtos de origem animal com segurança, o Projeto Inspetor Júnior que é voltado exclusivamente para crianças, realizou palestras para estudantes de duas escolas apresentando os riscos do consumo de produtos não inspecionados. A estudante Esther Lima Santos, de 9 anos, da Escola Municipal de Palmas, Francisca Brandão Ramalho, disse que ficou impressionada com os riscos à saúde que o consumo de produtos não inspecionados pode trazer.
Ainda no estande da Adapec, o público teve a oportunidade de conhecer de perto produtos da fruticultura, expostos pela Pomar do Oeste, que são fiscalizadas pela Adapec no Centro de Abastecimento de Alimentos de Palmas (Ceasa), além de produtos cárneos, expostos pelo frigorífico Jatobá, que são inspecionados pela Agência. Este trabalho realizado pela Adapec garante a segurança no consumo destes alimentos.
Governador Wanderlei Barbosa inaugurou depósito modelo
Em uma das visitas do governador Wanderlei Barbosa ao estande da Adapec, ele inaugurou um depósito modelo de armazenamento para embalagens cheias e/ou vazias de defensivos agrícolas que pode ser instalado nas propriedades rurais. A Adapec em parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia), Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (Atria) e Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato), distribuiu gratuitamente o projeto do galpão aos produtores interessados.
Para o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, a distribuição do projeto arquitetônico do modelo de depósito aos produtores é uma forma da Agência contribuir para a conscientização dos produtores sobre a forma correta de armazenamento de produtos e embalagens de agrotóxicos em suas propriedades. “Este projeto é voltado especialmente para os pequenos produtores rurais e visa a sustentabilidade,” disse Alex Sandro Farias.
Sanidade dos animais em exposição na Agrotins
O controle sanitário dos animais que participam da Agrotins é feito pela Adapec, e ele começa bem antes do início da Feira, e só termina após o último animal deixar a Agrotins. Este ano, foram 722 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos, muares e peixes, além de 3 mil abelhas.
“A rastreabilidade é fundamental para o controle de doenças nos animais, e na Agrotins a Adapec realizou além do atendimento aos produtores rurais com a emissão das Guias de Trânsito Animal, que atestam a origem e o destino destes animais, a conferência dos exames obrigatórios para a participação de animais em eventos,” ressaltou o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
Comentários sobre este post