O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove nos dias 27 e 28 de agosto uma capacitação sobre notificações obrigatórias de doenças em animais, com ênfase na febre aftosa. A formação será feita de forma on-line em duas turmas.
O treinamento, direcionado para técnicos que atuam no sistema Senar, integra as estratégias da Equipe Gestora Estadual, da qual a instituição faz parte, responsável por discutir e implementar ações para manter o Tocantins como área livre internacional de febre aftosa sem vacinação.
O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento desses profissionais para que reconheçam sinais clínicos e epidemiológicos de doenças de importância sanitária em animais e humanos, especialmente aquelas de notificação obrigatória.
“Queremos aumentar o número de técnicos que atuam no campo qualificados a identificar e orientar os produtores rurais na percepção de sinais de doenças e na realização da notificação à Adapec, ampliando assim o número de atendimentos em todo o Estado,” destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.